OS JORNAIS LANÇARAM MARCHAS POPULARES

 OS JORNAIS LANÇARAM MARCHAS POPULARES


Saltar as fogueiras, os pavilhões para a dança, os mandadores, os manjericos, os namoricos, o vai de roda rememoram a ambiência sanjoanina e dos santos populares, vivida, em geral, em Coimbra. Contudo, por alguma influência das festividades do Santo António, em Lisboa, e das sua marchas populares, Coimbra e várias localidades da região, pelos anos 80 do século passado, começaram a realizar e a apresentar, além dos festejos tradicionais, as suas MARCHAS POPULARES. Em Lisboa, em 1932, promovidas por dois jornais, foram lançadas as marchas representando três bairros alfacinhas; dois anos depois ganharam fôlego aproximando-se do que vemos atualmente. Apesar da experiência e longevidade das marchas lisboetas, as da nossa cidade e região alcançaram, este ano, notável brilho. Representando localidades, freguesias, bairros ou associações, as MARCHAS POPULARES da região merecem um aceno de simpatia e forte aplauso. Baseio-me em comentários recebidos e imagens que visualizei. Todas as marchas merecem os parabéns. Para que não se perca o esforço de organizadores, marchantes, coreógrafos, músicos, poetas, costureiras e demais contributos seria interessante promover, pelo menos, dois ou três encontros da maioria das marchas, em exibição em conjunto, num espaço, para estas chegarem, com a sua beleza e as suas cores, a um público mais vasto. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A-CA-DÉ-MI-CA! BRI-O-SA!

ACADÉMICA/OAF, SIM OU SOPAS ?

EM COIMBRA, E A OURO, HOMENAGEM A FERNANDO ROLIM