OS JORNAIS LANÇARAM MARCHAS POPULARES
OS JORNAIS LANÇARAM MARCHAS POPULARES
Saltar as fogueiras, os pavilhões para a dança, os
mandadores, os manjericos, os namoricos, o vai de roda rememoram a ambiência
sanjoanina e dos santos populares, vivida, em geral, em Coimbra. Contudo, por
alguma influência das festividades do Santo António, em Lisboa, e das sua
marchas populares, Coimbra e várias localidades da região, pelos anos 80 do
século passado, começaram a realizar e a apresentar, além dos festejos
tradicionais, as suas MARCHAS POPULARES. Em Lisboa, em 1932, promovidas por
dois jornais, foram lançadas as marchas representando três bairros alfacinhas;
dois anos depois ganharam fôlego aproximando-se do que vemos atualmente. Apesar
da experiência e longevidade das marchas lisboetas, as da nossa cidade e região
alcançaram, este ano, notável brilho. Representando localidades, freguesias,
bairros ou associações, as MARCHAS POPULARES da região merecem um aceno de
simpatia e forte aplauso. Baseio-me em comentários recebidos e imagens que
visualizei. Todas as marchas merecem os parabéns. Para que não se perca o
esforço de organizadores, marchantes, coreógrafos, músicos, poetas, costureiras
e demais contributos seria interessante promover, pelo menos, dois ou três
encontros da maioria das marchas, em exibição em conjunto, num espaço, para
estas chegarem, com a sua beleza e as suas cores, a um público mais vasto.
Comentários
Enviar um comentário