OS JORNAIS LANÇARAM MARCHAS POPULARES
OS JORNAIS LANÇARAM MARCHAS POPULARES Saltar as fogueiras, os pavilhões para a dança, os mandadores, os manjericos, os namoricos, o vai de roda rememoram a ambiência sanjoanina e dos santos populares, vivida, em geral, em Coimbra. Contudo, por alguma influência das festividades do Santo António, em Lisboa, e das sua marchas populares, Coimbra e várias localidades da região, pelos anos 80 do século passado, começaram a realizar e a apresentar, além dos festejos tradicionais, as suas MARCHAS POPULARES. Em Lisboa, em 1932, promovidas por dois jornais, foram lançadas as marchas representando três bairros alfacinhas; dois anos depois ganharam fôlego aproximando-se do que vemos atualmente. Apesar da experiência e longevidade das marchas lisboetas, as da nossa cidade e região alcançaram, este ano, notável brilho. Representando localidades, freguesias, bairros ou associações, as MARCHAS POPULARES da região merecem um aceno de simpatia e forte aplauso. Baseio-me em comentários recebidos...