RECORDANDO A ORQUESTRA TIVOLI JAZZ, DE MONTEMOR-O-VELHO

 


ORQUESTRA TIVOLI JAZZ DE MONTEMOR-O-VELHO


     Nos anos 40 e 50 do século passado a ORQUESTRA TIVOLI JAZZ, sedeada em Montemor-o-Velho, marcou aquela época atuando em muitas localidades em especial na região centro. O seu nome está na memória afetiva dos mais idosos: ORQUESTRA TIVOLI JAZZ. Em bailes, na animação popular e de festas, esta orquestra de Montemor foi um sucesso. Dispunha de viatura própria para as deslocações e um conjunto de instrumentistas e cantores elogiados e solicitados. A proximidade nas residências e amizade dos seus componentes, alguma familiaridade e uma sólida formação musical que as filarmónicas, tal como hoje proporcionavam, foram motivos, ao que admito, para o grande sucesso da ORQUESTRA TIVOLI. 

Caso houvesse, como hoje, a facilidade de gravar e de atuar nas rádios e televisões para o grande público, acredito que a ORQUESTRA TIVOLI JAZZ seria uma das bandas de topo. Esta evocação permite-me adiantar uma sugestão:  Montemor-o-Velho honrar a memória desta inesquecível Orquestra e dos seus componentes. Uma rua com o nome da orquestra e uma lápide com a referência a quem a integrou seria um prestigiante exercício memorioso.  

Eis alguns nomes e espero que os leitores ajudem a ampliar a lista, na eventualidade de não estar completa: TONINHA, ZÉ MORENO (o vocalista), DEOLINDO PESSOA, QUIM MARANHA, JOAQUIM BARRANCA, AUGUSTO LEAL, ESTEVÃO MILHEIRO, ARMANDO JORGE, ADRIANO MARQUES BOM.

QUEM TEM FOTOS DE ATUAÇÕES DA ORQUESTRA TIVOLI EM MONTEMOR E PELO PAÍS?

Sansão Coelho em O Despertar de 8dez2023


ANOTANDO;

Mais informações vão chegando relativas à ORQUESTRA TIVOLI JAZZ:

ESTEVÃO MILHEIRO era o Diretor e Administrativo desta Orquestra.
Ainda a integraram, além do JOAQUIM MARIA BARRANCA (trombone de varas), seu filho JOAQUIM BARRANCA que era um destacado baterista; ainda CARLOS CUNHA e JOÃO ALBERTO.
De referir que  OLÍMPIO MEDINA era de Montemor e teve uma conceituada casa comercial de Instrumentos Musicais em Coimbra com o seu nome na Praça 8 de Maio (antigo largo de Sansão) e além de vender partituras de temas inéditos ou já consagrados também orquestrou e fez as partituras para  diversos instrumentistas da Orquestra TIVOLI.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A DESIGUALDADE DA VACINAÇÃO MUNDIAL, artigo do DR. TOCHA COELHO

EM COIMBRA, E A OURO, HOMENAGEM A FERNANDO ROLIM

AUTOS PASTORIS NA DEZ DE AGOSTO