ANTÓNIO ATAÍDE EM TOM MAIOR CÁ...NA VILA DE MAIORCA EM SERENATAS ÁQUEM E ALÉM MONDEGO

 

SEGUNDA SERENATA AQUÉM E ALÉM MONDEGO

                   


                  ANTÓNIO ATAÍDE EM TOM MAIOR CÁ…

                                    NA VILA DE MAIORCA

                            





                NOITE BELA E A MERECER REPETIÇÃO 

                                 ENCANTOU MAIORCA


A SEGUNDA SERENATA DE AQUÉM E ALÉM MONDEGO decorreu nesta quarta-feira (2021/junho/16) frente à fachada do belíssimo PAÇO DE MAIORCA. Apesar de a lotação não ter sido toda preenchida, ANTÓNIO ATAÍDE encheu a noite de arte no seu estilo de cultor da música de Coimbra em geral e da de Zeca Afonso em particular. Esteve acompanhado por dois exímios instrumentistas: NUNO COSTA na guitarra clássica e NUNO BOTELHO na viola.

AS SERENATAS DE AQUÉM E DE ALÉM MONDEGO são uma organização conjunta da DEZ DE AGOSTO e da CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA. Nesta SERENATA, em jeito de saudação, usaram da palavra o presidente da Junta de Freguesia, RUI FERREIRA e o presidente da Câmara Municipal da Figueira, Dr. CARLOS MONTEIRO, ambos elogiando a iniciativa musical.

 Estas Serenatas pretendem animar o público das freguesias com a agradável canção de matriz coimbrã, também chamado Fado e Canção de Coimbra, e divulgar as belezas das terras onde as Serenatas se realizam, além de convidar a visitar o seu património e a usufruir da beleza da localidade e da simpatia dos moradores.

 A belíssima vila de MAIORCA está numa ínsua apertada entre os rios Foja e Mondego. Maiorca teve foral em 1194. É orlada pelos verdes campos dos arrozais do Mondego, tem muita história, edifícios emblemáticos como o Paço de Maiorca e o Palácio do Conselheiro Lopes Branco ambos no centro desta vila.

 O piar das gaivotas e das cegonhas e outras diversas aves transformam num paraíso esta bela vila conhecida também pelos Passeios da ROTA DOS ARROZAIS, pela Caldeirada de Enguias e pela Carne Assada na Padela. MAIORCA merece uma visita demorada e com a prova dos seus pratos típicos e doçaria igualmente afamada.

ANTÓNIO ATAÍDE abriu com Menino de Oiro e Saudades de Coimbra, mas não esqueceu, no reportório que levou a MAIORCA, Capa Negra, Rosa Negra, a Samaritana, a Trova do Vento que Passa e a Balada da Despedida  com que finalizou tendo captado o interesse do público que trauteou e cantou entusiasmado sob a "regência" do prestigiado cantor cada vez mais popular.

MAIORCA mostrou que continua a gostar de fado e ficou a promessa de a iniciativa voltar a MAIORCA no próximo ano.


Durante a SERENATA EM MAIORCA estiveram a pintar ao vivo os consagrados pintores JOSÉ NETO e MIMI VERÍSSIMO tendo por tema dos seus trabalhos a sessão e o Paço de Maiorca. Estes quadros podem ser adquiridos na sede da MAGENTA na Figueira. As imagens são bem elucidativas da arte e do talento pictórico exibido.

Muita arte e muita beleza no canto e na pintura ou como dizia no final uma espetadora:

"Que noite mágica!"

                                                                                                                   2021/junho/17

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA