VEGETALIZAR COIMBRA

 



VEGETALIZAR COIMBRA NO “CONFINANDO CONVERSANDO”

 

O ciclo online CONFINANDO CONVERSANDO que tem como organizadora a vereadora MADALENA EÇA de ABREU convidou, na passada segunda-feira, para abordar o tema VEGETALIZAR COIMBRA, o antigo vereador JORGE GOUVEIA MONTEIRO e coordenador do Cidadãos por Coimbra. 

O convidado defendeu que a nossa vida vai depender do que fizermos nas cidades que têm 3% do terreno e 60% da população e indicou ser necessário encarar a vida nas urbes como apetecível. Elencou diversos motivos para plantar árvores na cidade o que é bom para a qualidade do ar, ser uma barreira ao som e vento, fazer sombra, ventilação, poupança de energia, efeito térmico, bem-estar cultural e mental, regular sistemas hídricos, bom para a retenção do carbono, para a agricultura urbana e para a beleza estética. Focou a apetência enorme que existe para plantar árvores no nosso país e disse que “temos de vegetalizar Coimbra” e que “uma cidade mais verde é melhor para todos e permite melhores condições de convivência social”. Evocou o êxito das hortas urbanas em Coimbra que tiveram a colaboração da Escola Superior Agrária. 

Defendeu ainda Gouveia Monteiro a existência de um grande parque público até à Portela “com ou sem golfe”. Sugeriu que as associações de moradores lutem pelas zonas verdes e consigam assegurar a sua manutenção que é possível contratualizar.

Perto do final, e depois de responder a algumas questões formuladas, sugeriu que o Município possa fornecer às Juntas de Freguesia DESTROÇADORES que destroem e trituram os ramos cortados das árvores ficando o carbono no chão que vai fertilizar os solos e isto porque, face ao tempo seco, verifica haver pessoas a queimarem ramos e troncos e preocupa-o o destino dos sobrantes porque podem causar incêndios.

                                                                                                                    2021março24

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA