"SERENATAS DO MONDEGO" NA FIGUEIRA DA FOZ 2025
ATÉ 14 de AGOSTO COM ENTRADA LIVRE
"SERENATAS DO MONDEGO" NA FIGUEIRA DA FOZ 2025
Nas PRAÇAS VELHA, NOVA e na da FONTE LUMINOSA (largo Luís Melo Biscaia)
Começaram as SERENATAS DO MONDEGO 2025. A Serenata de Abertura foi na Praça Velha com o Grupo FADO D´ANTO uma formação nascida no seio da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e cujo nome é um exercício de gratidão a ANTÓNIO NOBRE, enorme poeta português, marcado pela nostalgia, um saudosista, um ultrarromântico, autor do livro SÓ. António Nobre será, talvez, o poeta mais triste de Portugal, mas muito admirado embora tenha falecido jovem. Frequentou a Universidade de Coimbra e fez estudos também em Paris. Viveu numa Torre que hoje recebe o seu nome "de Anto". É um núcleo museológico e um monumento nacional.
O Grupo de fados D´ANTO atuou com a guitarra portuguesa de João Barreirinhas, a viola de Vasco Rodrigues e os cantores TIAGO ROCHA, LUÍS AFONSO e PEDRO SENDIM.
O grupo percorreu várias gerações do fado de Coimbra e da canção de Coimbra, abordou o canto de intervenção e trouxe ao palco baladas de despedida, as quais, habitualmente, encerram a SERENATA MONUMENTAL DA QUEIMA DAS FITAS.
Uma bela noite que abriu este ciclo de Serenatas com vibrantes aplausos.
Esta Serenata foi dedicada ao vice-presidente da Direção da Dez de Agosto, RUI BROCHADO, e a sua Esposa, D. MARIA ARMANDA ( MIMI).
As SERENATAS DO MONDEGO são uma organização da Sociedade Filarmónica DEZ DE AGOSTO com os apoios institucionais da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.
Comentários
Enviar um comentário