NATAL PRENDADO

 NATAL PRENDADO




Eis o Dia de NATAL quase à porta.


Os primeiros votos de BOAS FESTAS vão para leitores, assinantes, anunciantes e equipa deste jornal sempre a respirar COIMBRA.


Se eu pudesse dar presentes, embrulharia um dos mais apetecíveis para o Ministério da Coesão. Continuámos, ao longo de 2024, a observar uma ampla assimetria, aos mais diversos níveis, entre o INTERIOR e o LITORAL.  A mensagem a acompanhar esta suposta e desejada prenda seria um cartão com o pedido de MAIS COESÃO TERRITORIAL… A TRIPLICAR. Nós, os que vivemos perto do Litoral ou os que habitam nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, não conseguimos ter uma ideia das dificuldades que sente a maior parte da população portuguesa que vive no Interior.


A segunda prenda, sem que constitua a partir daqui uma linha hierárquica de interesses e valores das oferendas, seria para contemplar todos os que estão ligados à Saúde. A mensagem desta prenda seria encimada pelo pedido de DEFESA INTRANSIGENTE DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE e PAZ NAS SUAS ESTRUTURAS. Os últimos telejornais parecem ser… Telejornais da Saúde. Coimbra, a propósito, perdeu o CANAL DA SAÚDE que nesta cidade foi lançado quando se exercitou esta urbe como Capital da Saúde. Recordam-se? Agora, há apenas, uma tonalidade nostálgica desse período e do que então foi feito.


A terceira prenda - não seguimos qualquer ordem valorativa, repito! -, ia para o atual Governo sendo que a mesma já devia ter sido dada aos anteriores habitantes de São Bento: REGIONALIZAÇÃO. Há cerca de cinquenta anos que os governantes indiciam ficar assustados com a REGIONALIZAÇÃO e será essa que vai resolver muitos dos problemas de Portugal a começar pela COESÃO, o que parecendo contraditório não o é de forma alguma.


Ainda a SAÚDE: Uma prenda para a Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra para que não percam o seu estatuto, a vertente de Ensino Universitário e tenham a coragem de autonomizar o Hospital dos Covões.


Mais uma prenda com vários destinatários, mas a mesma mensagem dizendo SOMOS IMPRESCINDÍVEIS, NÃO NOS RETIREM DAQUI: Presentearemos, acompanhados de mensagens urgentes, todos os SERVIÇOS que estão a deixar quase isoladas vilas e aldeias e donde se retiram CAIXAS MULTIBANCO, ESTAÇÕES DE CORREIOS (CTT) e AGÊNCIAS BANCÁRIAS. Estes serviços são VIDA para as populações. Não os retirem, por favor.


Enviaria uma prenda para todos os antigos leitores de jornais em suporte papel, que agora se limitam a ler um ou dois parágrafos acessíveis e gratuitos online ficando com a informação total castrada. Na prenda, para os leitores, uma mensagem: Leiam também jornais em papel pois isso é Saber Mais; é Manter o Rigor na Informação e é defender a Imprensa Regional.


São prendas…e, afinal, são pedidos em nome do Bem Comum.


…E como escrevi, a abrir, vai para si, LEITOR DE O DESPERTAR, a PRENDA DA AMIZADE e do COIMBRISMO sempre necessários, sendo ou não Natal.


BOAS FESTAS.


SC no jornal O Despertar de Coimbra a 20 dezembro e 2024

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A DESIGUALDADE DA VACINAÇÃO MUNDIAL, artigo do DR. TOCHA COELHO

EM COIMBRA, E A OURO, HOMENAGEM A FERNANDO ROLIM

AUTOS PASTORIS NA DEZ DE AGOSTO