MARCO PAULO. HISTÓRIAS VIVIDAS COM O CANTOR

O cantor MARCO PAULO faleceu no passado dia 24 (outubro, 2024). O desfecho seria esperado por quem o acompanhava de perto e tinha conhecimento do agravamento do seu estado de saúde precário devido a mais uma doença oncológica. 

MARCO PAULO foi uma das grandes vozes do nosso panorama musical. Ao longo de décadas a sua postura profissional foi uma referência e a sua carreira foi preenchida por vários discos de ouro e de platina e até de diamante. Vendeu milhões de discos. Quando se pensa que o cantor foi e é ídolo de multidões longevas, verificamos que atravessou gerações e os mais novos também o cantaram. 

É importante não esquecer que MARCO PAULO atuou em palcos da nossa cidade de Coimbra e na região onde foi sempre entusiasticamente recebido. 

Há muitos anos esteve numa Queima das Fitas, ainda no Parque Dr. Manuel Braga, em tempos de recuperação das tradições e festas académicas. Recordo-me, por ter apresentado esse espetáculo, que o cantor viu o palco invadido pelos estudantes e foi carregado em ombros por estes no que alinhou abertamente embora tenha ficado com a ideia de que terá considerado o ato como uma irreverência, mais do que uma apoteose. O seu profissionalismo permitiu-lhe enquadrar-se com simpatia na sessão da Academia de Coimbra e foi reconhecido por isso. 

MARCO PAULO foi uma das grandes vozes do nosso país e muitos dos seus êxitos são letras em português de algumas canções estrangeiras. 

Em programas radiofónicos que realizei e apresentei  transmiti as suas canções e também recebi o cantor em estúdio em emissões em direto.  Nunca escondi que era preciso estar atento às preferências dos ouvintes e Marco Paulo tinha canções que o público desejava escutar.

Quando MARCO PAULO vinha à Rádio, em Coimbra, nas instalações da atual RTP, em poucos minutos apareciam muitas das suas fãs e muitos ramos de flores. 

MARCO PAULO foi, inegavelmente, um cantor popular, muito querido para milhares de pessoas, mas não  podemos colocar-lhe o rótulo de pimba, nunca o foi. E sim, foi muito popular com temas populares. Tem classe e uma voz que admiramos e que vai ficar através dos seus discos e gravações televisivas. Aos 14 anos já frequentava aulas de canto. 

Conheci-o na Figueira da Foz em meados dos anos 6O num Festival da Canção Portuguesa, uma série de festivais que decorreram na cidade-praia ao longo de dez anos por iniciativa do Turismo local. Numa das edições em que participou e estava a dar os primeiros passos como profissional, entrevistei o jovem cantor para a Revista Capa e Batina e o Formidável fez-nos uma foto em que o editor legendou brincando com o cabelo do Marco Paulo e com o meu.

Na sua fase de forte implantação popular MARCO PAULO apresentou na RTP 1 o programa EU TENHO DOIS AMORES e tive o privilégio de ser um dos seus convidados. E cantei uma parte desta canção-título o que era obrigatório para quem ia a estúdio. 

As televisões souberam estar atentas à popularidade de MARCO PAULO.  Disputaram nalgumas épocas  a sua presença Nos últimos tempos  o popular cantor foi o protagonista do programa ALÔ, MARCO PAULO, na SIC. 

Em crónica recentíssima em O Despertar procurei deixar votos de recuperação ao popular cantor  e também um abraço forte de quem admira a sua voz, o seu profissionalismo e a sua carreira fértil em grandes êxitos musicais. Já não chegaram a tempo os meus votos. Rádios e televisões relataram a sua partida e o último adeus, no sábado, dia 26, para o Cemitério dos Prazeres em Lisboa. 

Um adeus sentimentalmente sentido quando foi cantado pelos fãs no cortejo fúnebre o seu tema MARAVILHOSO CORAÇÃO, MARAVILHOSO.

SC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A DESIGUALDADE DA VACINAÇÃO MUNDIAL, artigo do DR. TOCHA COELHO

EM COIMBRA, E A OURO, HOMENAGEM A FERNANDO ROLIM

AUTOS PASTORIS NA DEZ DE AGOSTO