EM COIMBRA, ESTAMOS A PERDER?
ESTAMOS A PERDER?
Coimbra, uma cidade cada vez mais aldeia a ser ultrapassada por todas as médias cidades vizinhas. Recentemente, viajei de comboio de Aveiro para Coimbra-B. A estação da CP, em Aveiro, foi remodelada, está funcional e bonita e integrada numa plataforma intermodal para comboios e autocarros. Chego a Coimbra-B e há passageiros a atravessarem com perigo as linhas, casas de banho num extremo semelhantes às que são montadas com ar provisório nas feiras e romarias. Quase tudo é velho e desconfortante. Perpassa uma onda de repulsa pelas desagradáveis condições em que se encontra. Isto é uma Coimbra que não se deseja. Há alguns meses viajei num autocarro da Flixbus para Madrid. A paragem era debaixo do viaduto na área contígua à rua do Padrão. Sem bancos ou sala de espera, no meio da rua, estive sentado num muro com frio e debaixo de chuviscos. Esta é a Coimbra que não podemos ter.
*
Entre Aveiro e Coimbra observo várias estações ferroviárias, quase encerradas, longe do movimento de vários trabalhadores que tiveram e já não têm. Seria oportuno aproveitar, total ou parcialmente, estes edifícios, para serem arrendados para habitação a preços acessíveis. Coimbra sobe preços na habitação e a cidade desce em habitantes e a sua vida económica sai ferida.
*
Procurei saber do último resultado da Académica/OAF, no passado fim de semana, certo de que a equipa tinha todas as condições para ganhar o último jogo numa Fase de Subida onde as derrotas em casa a levaram a perder uma possível ascensão à Liga 2. A Briosa perdeu esse último jogo, em casa, frente a um Varzim mal classificado. Esta é uma Académica/OAF que não podemos desejar, embora já tenham indicado a possibilidade de novo técnico para a próxima temporada e será alguém experiente em subidas nestes escalões inferiores?
*
Vão acabar com os tróleis? Em Coimbra? E anunciam acabar com a ligação ferroviária entre COIMBRA-A, no coração da Baixa, e Coimbra-B? Esta é uma ligação que não podemos perder. Atualmente, embarcamos na Baixa em comboio direto para a Figueira, sem transbordo, e será que nos vão fazer andar nos metroautocarros para mudarmos em Coimbra-B para o comboio com destino à Figueira? COIMBRA-A, a Estação Nova, é a que não podemos perder, para não perdermos a Baixa. Se estamos a perder, O DESPERTAR, jornal defensor de Coimbra, tem de dar uma ajuda para passarmos a vencer. Os seus leitores, os seus jornalistas, os seus cronistas, podem ajudar.
SC em O Despertar de 24 maio 2024
Comentários
Enviar um comentário