RECORDANDO A HOMENAGEM EM 2021, na FIGUEIRA, AO DR.JOÃO ATAÍDE

 

 

         EMOÇÃO E ELEGÂNCIA NAS PALAVRAS 

         EM CERIMÓNIA JUSTA E INESQUECÍVEL 

   DE HOMENAGEM AO DOUTOR JOÃO ATAÍDE

 

O NOME DO EX-PRESIDENTE EM PRAÇA FRENTE AO FORTE DE SANTA CATARINA, NA ZONA RIBEIRINHA

 

 O DR. JOÃO ATAÍDE, 


“está connosco, apoiado neste varandim com o seu largo sorriso a contemplar o desaguar do rio, o mar ao longe e o horizonte sem fim e… feliz por estarmos juntos”.

 

 - IMAGEM POÉTICA E SAUDOSA DA ESPOSA, Drª SÍLVIA ATAÍDE, NO DIA DE INAUGURAÇÃO DA PRAÇA QUE RECEBE O NOME DO MARIDO E PRESIDENTE DO MUNICÍPIO FIGUEIRENSE

 

 Ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher e julgamos que isto se aplica na perfeição ao casal JOÃO ATAÍDE e SÍLVIA ATAÍDE. A esposa e conceituada médica fez um discurso entre o emotivo-afetivo e o inventariar de obras na cerimónia de inauguração da Praça JOÃO ATAÍDE a homenagear o marido, na frente ribeirinha, diante do Forte de Santa Catarina, na Figueira.  Aconteceu na soalheira manhã de 24 de junho 2021, dia da Cidade da Figueira e Dia de São João. Provavelmente a cerimónia com mais significado nos últimos tempos na Cidade Praia da Claridade.

O saudoso autarca e magistrado e que foi também Secretário de Estado do Ambiente e Deputado foi evocado na Praça que acaba de receber o seu nome, pela esposa, Drª SÍLVIA ATAÍDE, a conter com compreensível dificuldade a emoção num tom de conjugalidade, de afetividade e realidade.

Disse na sua intervenção que este dia era “um dia de emoções contraditórias, de grande tristeza, de profunda e imensa saudade como o mar, mas sendo um dia de reconhecimento público é um dia de alegria e é esse sentimento que quero enaltecer e preservar. Hoje, dia 24 de junho, dia de São João e da nossa cidade, somos todos testemunhas do compromisso dos cidadãos da Figueira da Foz para com JOÃO ATAÍDE que confiou e mereceu a confiança dos figueirenses que agora lhe atribuem a sua dedicação à causa pública, simbolicamente, através da atribuição do seu nome a esta praça”.  

“Está connosco, apoiado neste varandim com o seu largo sorriso a contemplar o desaguar do rio, o mar ao longe e o horizonte sem fim e… feliz por estarmos juntos”.

“A praça onde nos encontramos, praça João Ataíde, simboliza o seu legado material, foi a primeira obra emblemática que revolucionou a cidade e projetou o futuro do concelho, mas o seu nome está indissocialvelmente ligado a muitas outras obras para o bem e para o mal. Conhecia a cidade e o concelho como poucos, pensou-o, estudou-o. Ouviu, maturou cada ideia e cada projeto, a sua exequibilidade, lutou por financiamentos, executou, deixou muitas obras em implementação”.

A Drª SÍLVIA ATAÌDE teve ainda ocasião de enumerar dezenas de obras promovidas pelo DR. JOÃO ATAÍDE enquanto Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz

 

 

DR. CARLOS MONTEIRO, ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DA FIGUEIRA, ENALTECE A JUSTIÇA DA HOMENAGEM

 

JOÃO ATAÍDE ENCONTROU UMA CÂMARA SOBRE-ENDIVIDADA, MAS GIZOU UMA GESTÃO RIGOROSA E CRITERIOSA - destacou o DR. CARLOS MONTEIRO

 

 Antes, o atual Presidente do Município, DR. CARLOS MONTEIRO, referiu que a presença das pessoas refletia a justiça e justeza desta homenagem “e o Dr. João Ataíde continua vivo na memória”.

Recordou que durante os dez anos em que o homenageado foi presidente da edilidade fez parte da sua equipa e por isso pôde “testemunhar a sua dedicação à causa pública e dedicação pelo concelho. Em 2009 todos nós tínhamos a noção de que a situação financeira da autarquia era de sobre-endividamento. Sabíamos que um conjunto de projetos para desenvolver o concelho estavam parados ou não se lhes conhecia qualquer desenvolvimento. Cenário complicado. E ainda assim JOÃO ATAÍDE teve a coragem de se apresentar a eleições. Logo após a sua eleição gizou uma gestão autárquica rigorosa e criteriosa”.

 O atual presidente do Município, DR. CARLOS MONTEIRO, inventariou as muitas obras levadas a cabo pelo antigo autarca e antigo Secretário de Estado do Ambiente e presidente da CIM Região de Coimbra. Justificou a escolha deste dia para a homenagem “o dia 24, perfeito dia significativo para JOÃO ATAÍDE e para a atribuição do nome do homenageado a esta praça”.

E de forma assertiva concluiu: “Estou certo que a Figueira da Foz e os figueirenses se orgulham e lembrar-se-ão para sempre do homem, do autarca, do magistrado, do cidadão JOÃO ATAÍDE”.

 

 

 DR. JOÃO CARLOS ALEXANDRINO (PRESIDENTE DA CIM REGIÃO DE   COIMBRA)

  ERA UM HUMANISTA FANTÁSTICO E LIGOU O MAR À SERRA

A obra imaterial do DR. JOÃO ATAÍDE está ao nível da obra material e das obras físicas que fez. Era um humanista fantástico - relatou o atual presidente da CIM Região de Coimbra DR. JOSÉ CARLOS ALEXANDRINO e realçou a preocupação do homenageado com os mais frágeis da sociedade figueirense e essa obra não se mede …pessoas humanistas como o DR. JOÃO ATAÍDE fazem cada vez mais falta. Lembrou que o DR: JOÃO ATAÍDE como presidente da CIL ligou definitivamente o mar à serra para salientar a coesão territorial da região pela qual se bateu.

 

       

         DR. ANTÓNIO LACERDA SALES, SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

            PONDERAÇÃO E SENTIDO DE RESPONSABILIDADE NO DR. JOÃO ATAÍDE

 

Presidiu à sessão o Secretário de Estado da Saúde, DR. ANTÓNIO LACERDA SALES considerando ser um “momento especial” o que estava a viver e que foi colega do curso de Medicina da Drª SÍLVIA ATAÍDE e, assim, na sua intervenção inicial saudou a antiga colega com carinho lembrando os tempos do curso e também abraçou os filhos SARA, AFONSO e BERNARDO com palavras “de conforto e de esperança”.

Em tom direto para a antiga colega: “SÍLVIA, nós sabemos bem que a vida não é mera biologia ou elementar facticidade, a vida é bem mais do que isso, a vida é amor, é intencionalidade, é ética, é arte, é desejo, é sonho e é também procura”. 

Depois, numa alocução cheia de beleza e amizade, falou da qualidade como uma marca no percurso de JOÃO ATAÍDE, como autarca, como magistrado, como governante ou como deputado à Assembleia da República, uma marca nos múltiplos cargos que desempenhou. E evocou a entrega à causa pública do homenageado, a sua ponderação e sentido de responsabilidade, o interesse pelos mais frágeis, a sua irrepreensível intervenção cívica e política. Reconhecidamente íntegro e leal nas responsabilidades que abraçou, tranquilo e culto com um tradicional sentido de humor o DR JOÃO ATAÍDE permanecerá como uma referência estimada pelos figueirenses em geral.

E quase a concluir:

“ETERNIZA-SE ASSIM A MEMÓRIA DE UM AMANTE DA VIDA QUE GOSTAVA DE FALAR SOBRE O SENTIDO DO TEMPO E O SENTIDO DA VIDA, QUE O SEU ESPÍRITO HUMANISTA, O SEU TRABALHO E A SUA PAIXÃO PELO QUE FAZIA NOS INSPIREM DE UMA FORMA ALTRUÍSTA E SENTIDA”.

SC

                                                                                                                                                                                                                                    2021/junho/24

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025