JOSÉ AFONSO, VOLTA SEMPRE, A CASA É TUA

JOSÉ AFONSO, 

"VOLTA SEMPRE, A CASA É TUA"


“Volta sempre. A casa é tua” – palavras do então Presidente do Município, MENDES SILVA, na sessão de homenagem a JOSÉ AFONSO, no Jardim da Sereia, em 26 de maio de 1983. Porém, precisamos de ter sempre presente DENTRO DA CIDADE a vida e obra de José Afonso. Avivar memórias além de escutarmos as suas músicas. A relação de José Afonso com Coimbra e a sua música é fortíssima e o cantautor referiu, na ocasião desta homenagem: “Estou grato ao ver os meus velhos amigos de Coimbra. Eles fazem parte da minha vida, assim como esta cidade, que foi para mim palco de coisas muito importantes e decisivas, nomeadamente, a luta contra as autoridades, que tiveram lugar especialmente na Universidade. Nessa altura fazia as minhas opções ideológicas”. Repetimos, o que há cerca de cinco anos aqui escrevemos: “Importa sugerir ao Município de Coimbra que é preciso erigir dois bustos de ZECA AFONSO a colocar, um perto da entrada do Choupal; e outro na área da Lapa dos Esteios. Reconheceremos, com SAUDADES DE COIMBRA e do CHOUPAL ATÉ À LAPA, a grandiosidade de José Afonso, cantautor, cidadão de vanguardas, nome épico do Fado e da Canção de Coimbra”. JOSÉ AFONSO partiu fisicamente há 37 anos que se completam hoje. A sua obra continua atual. "VOLTA SEMPRE, ZECA, A CASA É TUA".
 
SC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA