CRÓNICA NO JORNAL O DESPERTAR de 24 nov 2025: Frio, Cientistas, Eder e Palmeirim
Crónica em O DESPERTAR a 24 de novembro de 2023
BRRR, QUE FRIO! SAIAM CASTANHAS, QUENTES E BOA
S
É tempo dele, do frio, e mais se justifica com a propalada massa de ar polar que anda a enregelar-nos. Reparem os leitores que de hoje a um mês será NOITE DE NATAL. Como o tempo corre! Estamos também a menos de um mês do início do inverno. Perante este frio, e já passou o São Martinho, é bom que saiam castanhas quentes e boas envoltas num típico cartucho de papel. Quantas páginas de O DESPERTAR não terão servido de alongado e cilíndrico cartucho para as castanhas… durante cento e tal anos?!
CIENTISTAS DE COIMBRA EM DESTAQUE
Hoje, 24 de novembro, é assinalado o DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA. É um dia apropriado para destacarmos e sublinharmos o papel da ciência que tem permitido que possamos, nós, humanos, progredirmos. É desejado um progresso harmonioso e socialmente relevante não deixando ninguém fora desse progresso. Podemos observar, nesta época do ano, um aumento das gripes, infeções respiratórias e de outras maleitas por causa do frio, das correntes de ar e de outras adversidades. Se não fosse o SENHOR ALEXANDER FLEMING que descobriu a PENICILINA em 1928, embora por acaso, e por certo a mortalidade nos últimos quase cem anos seria mais elevada. Já viram o quanto, recentemente, as descobertas de vacinas contra a covid 19 nos ajudaram? É, contudo, impressionante o número de pessoas que rejeitam esta e outro tipo de vacinas tão indispensáveis à boa saúde da humanidade. Hoje, DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA, podemos saudar as centenas de cientistas que temos na cidade de Coimbra. Ainda recentemente o Prémio Pfizer 2023 foi atribuído a SANDRA MORAIS CARDOSO e a NUNO EMPADINHAS liderantes de um estudo a demonstrar uma relação direta entre o intestino e a doença de Parkinson. Escreve (Cristina Pinto) no sítio da Universidade de Coimbra à qual estes premiados cientistas estão ligados, que “a doença de Parkinson é uma doença multifatorial caracterizada por uma longa fase prodrómica que, frequentemente, inclui sintomas gastrointestinais. Foi recentemente encontrada uma correlação direta entre alterações do microbioma intestinal e o aparecimento e progressão da doença (…)”. Os nossos parabéns e gratidão para estes cientistas premiados que lideram o estudo colocando Coimbra, uma vez mais, como expoente elevado na CIÊNCIA. Um exemplo para os mais novos.
EDER, SENHOR “EMBAIXADOR”
Do ADC da Adémia ao Tourizense e depois Académica. EDER ou Ederzito subiu, a seguir, para um quase grande e posteriormente para clubes internacionais. Em França, na final do Europeu, em 2016, marcou, já no prolongamento, o GOLO DA VITÓRIA de PORTUGAL. Natural da Guiné-Bissau veio com os pais para Portugal pequerrucho, mas algumas dificuldades paternais motivaram a ida de Eder para o Lar Girassol do Padre Serra em Alcarraques. Aí aproveitou para uns toques de bola…e entrou no clube da Adémia. Para os portugueses, adeptos do futebol, ÉDER é uma referência e um herói. A Federação Portuguesa de Futebol convidou-o, há dias, para ser “EMBAIXADOR DA SELEÇÃO PORTUGUESA”. Muito bem. Acreditem nos vossos sonhos, trabalhem e sejam disciplinados foi a mensagem que este “herói” deixou a uma plateia de jovens futebolistas que estiveram presentes na Gala Quinas de Ouro. Apoiado. Belo remate.
VASCO PALMERIM PEDE COIMBRA NA PRIMEIRA LIGA
Na passada terça-feira, VASCO PALMERIM, o melhor apresentador de televisão em Portugal, no concurso JOKER (RTP 1), para o concorrente ANDRÉ, treinador de miúdos na BRIOSA ACADÉMICA: “FAZ FALTA COIMBRA NA PRIMEIRA LIGA”. Tem toda a razão.
Sansão Coelho
Comentários
Enviar um comentário