VARELA PÈCURTO e NELSON CORREIA BORGES - PERSONALIDADES QUE ADMIRO
PERSONALIDADES QUE ADMIRO
VARELA PÈCURTO
É bom abraçar personalidades que me fascinam e representam Coimbra. É uma perspetiva pessoal. Admito, porém, que reúnam consenso junto dos leitores. Obviamente, podia apresentar uma galeria de grandes protagonistas da vida citadina, mas são os que hoje escolhi; são os que aleatória e afetivamente evoco nestas colunas. Começo por enviar um grande abraço ao Senhor VARELA PÈCURTO e considero-me suspeito, pois, afinal, jogamos duplamente em casa já que evoco o decano da Comunicação Social em Coimbra por quem tenho enorme admiração. Atravessou gerações, dispersou a vida no plano laboral, mas, no fundo, foi sempre uma PERSONALIDADE DO OLHAR, da fotografia, do filme e da Comunicação Social mesmo quando a desempenhou sem esta ser a principal. Entregou-se à causa não olhando a sacrifícios. E são poucos os que podem vislumbrar os primórdios e as dificuldades de então de um colaborador de televisão no terreno: um operador de imagem. Foi o primeiro correspondente da RTP (Radiotelevisão Portuguesa) em Coimbra e na região Centro. Trabalhou de fato macaco, digamos assim. Não vestiu smoking nem teve a sua cara nas revistas cor-de-rosa. Veio do seu Alentejo profundo após os primeiros êxitos fotográficos em ambiente escolar. Trouxe para Coimbra o gosto pela fotografia e pela filmagem e trouxe, também, a sua alma gémea. Fixaram-se em Coimbra. Adotaram a cidade e a cidade adotou-os. O Município deliberou, no ano passado e em boa hora, promover um concurso de fotografia com o nome de VARELA PÈCURTO. Concurso ganho na primeira edição por MIGUEL MESQUITA. Tenho, entretanto, à minha frente, um “programa” dedicado à Exposição que Varela Pècurto fez no final do ano transato na Cáritas Diocesana de Coimbra.
Cheio de boas recordações da Figueira levou para a capa do catálogo desta exposição “uma foto (FASCINADO) do tempo em que as traineiras deixavam o peixe no areal frente ao Paço” – relatou-me. A sua feição neorrealista está na espuma desta coleção: o realismo social, as desigualdades, o sofrimento das classes mais pobres. Crescer na Vida, Reflexos na Esteira, Pintura Difícil são fotos exemplificadoras desta assunção de movimento. Convivi em reportagem com o Senhor VARELA e mais de metade dessa reportagem era explicada pelas suas fotos que não precisavam do meu texto. Um repórter fotográfico sempre embrenhado na melhor perspetiva. Sempre foi em frente e deu o peito às balas. Em contraponto e, apenas por graça, recordo-me de uma jovem repórter fotográfica que me acompanhou numa reportagem sobre a invasão dos javalis para os lados de Miranda. Já ao fim da tarde penetrámos no terreno e eis que se escuta um barulho pesado e o meu cicerone diz-nos para termos cuidado e fazermos silêncio porque os javalis estavam próximos. Quando olhei para trás a minha camarada de reportagem voava entre o milheiral na direção do carro para ali se refugiar - ou as odisseias das reportagens!
NELSON CORREIA BORGES
No âmbito do Congresso O MOSTEIRO DE LORVÃO NO TEMPO DE CATARINA DE EÇA (1471-1521) o município de Penacova prestou justíssima homenagem ao historiador e professor universitário jubilado NELSON CORREIA BORGES. Este eminente protagonista, natural de Lorvão, tem notáveis estudos e publicações científicas dedicadas ao Mosteiro de Lorvão pelo que a homenagem veio no tempo e local certos para uma personalidade que muito admiro pela defesa e estudo que tem feito a favor do nosso património. Merecem, igualmente, uma forte palavra de agradecimento as suas incursões pelos campos da Etnografia e do Folclore. Personalidade modesta, o que ainda mais o engrandece, NELSON CORREIA BORGES muito tem feito pela Cultura na nossa cidade e região. Devo confessar que o seu livro COIMBRA E REGIÃO, da Editorial Presença, continua a ser a minha “Bíblia” da nossa região. Tenho-o com cortesia do autor o que muito me honrou. É um dos meus livros de cabeceira, um tesouro, e está sempre à mão e ainda recentemente citei o prestigiado autor a propósito das FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO. É um belo guia já com alguns anos, que recomendo - e espero que não tenha esgotado ou que tenha sido reeditado -, de leitura imprescindível para quem ama Coimbra e a região e que nos leva desta nossa urbe para terras vizinhas que pontuam aliciantes e imperdíveis roteiros. Coimbra estará sempre, meritoriamente, representada pelo ilustre Professor Doutor NELSON CORREIA BORGES.
Gosto de falar de personagens que admiro.
Sansão Coelho
Comentários
Enviar um comentário