TRIBUTO A ZECA AFONSO NO DIA DO SEU NASCIMENTO COM VÍTOR ALMEIDA E SILVA

 

EU TE CANTO COIMBRA SEM IGUAL 

- ASSIM CANTOU VICTOR ALMEIDA E SILVA

 

NA SERENATA DO MONDEGO, NA IGREJA DE SÃO JULIÃO, NA FIGUEIRA


NOITE DE VIRTUOSISMO NO CANTO, NA GUITARRA DE COIMBRA E NA VIOLA





O que aconteceu no passado dia 2, no Átrio da Igreja Matriz de São Julião, na Figueira da Foz, foi um hino à arte e ao virtuosismo.

VICTOR ALMEIDA E SILVA no seu jeito de homenagear e cantar ZECA AFONSO esteve a evocá-lo no dia em que o consagrado compositor e cantor de Coimbra completaria 94 anos. Ambos aveirenses. Ambos com segura paixão por Coimbra e pelos seus cantos.

VICTOR, apesar de ter sofrido, recentemente, uma delicada intervenção clínica, deu o seu melhor e planou com a sua voz como planam as gaivotas por uma plateia atenta, interveniente e participativa. Aconteceu quase magia e quando numa das baladas do eterno ZECA a viola, dedilhada magistralmente por PAULO LARGUESA, se soltou e entrou nos ouvidos e no coração do público, assistimos a um momento ímpar de arte. Houve um silêncio apoteótico perante o dedilhar soberbo da viola de Paulo Larguesa. Aliás, a dupla de instrumentistas foi notável. CARLOS JESUS é também um mago da Guitarra de Coimbra. Introduz "diálogos internos" nas suas interpretações. Que grande dupla de executantes. Para um Tributo a JOSÉ AFONSO apenas poderíamos escrever e descrever esta noite com maiúsculas.

Uma inesquecível SERENATA DO MONDEGO neste ciclo de 2023 numa organização da DEZ DE AGOSTO com a colaboração institucional da Câmara Municipal da Figueira da Foz e apoio de Juntas de Freguesia nos locais onde se realizam estes "concertos" fadistas de Coimbra e de Lisboa.

Nesta sessão estiveram presentes duas pintoras da MAGENTA,  LAURA SOBREIRA e ADRIANE  SCHREINER. Os seus trabalhos ao vivo foram muito apreciados pelo público durante o espetáculo e de forma mais minuciosa, no final.


Inserido a 03agosto2023

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA