AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA

 


Numa organização do LIONS CLUB DE VILA DO PORTO, DE SANTA MARIA,

AÇORES


 


AGUSTINA BESSA-LUÍS, NOS AÇORES, PELA MÃO DE 

LUÍS ABEL FERREIRA



APÓS EXPOSIÇÃO NA VILA DO PORTO, NA ILHA DE 

SANTA MARIA, SEGUE-SE A TERCEIRA, de 15 de 

setembro a 15 de outubro



Em ano de centenário da escritora AGUSTINA BESSA-LUÍS, o LIONS CLUB de VILA DO PORTO, SANTA MARIA (Açores) promoveu na Biblioteca Municipal  daquela vila mariana uma exposição documental dedicada à escritora de Amarante com obras e documentos colecionados por LUÍS ABEL FERREIRA, também natural daquela cidade pertencente à Região Norte do Continente. 

A família de Luís Abel Ferreira, prematuramente falecido, tinha todo este acervo em sua casa em Santa Maria. Uma família, contudo, com fortes ligações a Coimbra: o Pai de Luís Abel (LUÍS FERREIRA) é um conhecido gestor e a Mãe, (Drª SÍLVIA FERREIRA) farmacêutica, esteve na Administração Regional de Saúde do Centro.

O LIONS CLUB DE VILA DO PORTO anuncia que a exposição vai viajar também para a ilha TERCEIRA e ficará patente, em Angra do Heroísmo, na Escola Secundária Padre Jerónimo de Andrade, de 15 de setembro a 15 de outubro. Esta ação deve-se a dois dinâmicos membros do Lions Club de Vila do Porto que estão ligados à Terceira: HELDER PIMENTEL e JOÃO SILVA que estiveram com denodado empenho na concretização desta mostra  em Santa Maria. É, no entanto, de elementar justiça, referir o trabalho da Drª MARGARIDA FERREIRA e  de toda a dinâmica equipa lionística de Vila do Porto que tive o enorme privilégio de conhecer nesta Exposição.

Luís Abel Ferreira estaria agora a completar 50 anos e foi um estudioso da obra de AGUSTINA possuindo  documentação inédita.

Em SANTA MARIA já esteve o catedrático de Letras da Universidade de Coimbra, Doutor Seabra Pereira, que abordou, numa palestra, a vida e a obra da premiada escritora.

Embora sendo suspeitos pela opinião diremos que toda a crítica aponta para que esta Exposição tenha sido um das páginas de enorme relevo neste centenário de AGUSTINA. Por seu turno, LUÍS ABEL está a ser reconhecido, uma vez mais, pelo minucioso empenho que teve no estudo da vida e obra de Agustina.

Publicado a 15 agosto 2023



foto de Agustina publicada no "Correio dos Açores"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025