SERTÃ, sabor a rosa, dona airosa, gentil louçã




SERTÃ, sabor a rosa, dona airosa, gentil louçã


Em pleno outono cativou-nos. 

A vila da SERTÃ (sabor a rosa, Dona airosa, gentil, louçã) proporciona a quem a visita uma mescla deste outono quente que se vive com as folhas a penderem das árvores na tonalidade castanha amarelada e de uma primavera que já passou, mas ainda emprestada ao olhar pelos floridos canteiros e jardins. Antes do Palácio da Justiça a respirar ar puro na fresca alameda-jardim da Carvalha, bordejando a ribeira, desponta, naquela vila, um trabalho escultórico de VASCO BERARDO dedicado ao enorme ensaísta e professor da cultura greco-latina, Padre MANUEL ANTUNES. Natural da Sertã é um dos grandes portugueses e subiu de forma fulgurante da humildade do lar paterno daquela vila à grandiosidade dos palcos culturais de âmbito internacional. Teve amigos e admiradores como António Sérgio, Vitorino Nemésio, José Régio, Jorge de Sena ou Almada Negreiros que dele disse um dia: ESTE HOMEM É SÓ ESPÍRITO. 

Visitei a Sertã  num soalheiro outono - recordo hoje -, mas todas as épocas são boas para visitar a sempre bela SERTÃ e a vanguardista escultura de VASCO BERARDO a evocar o PADRE MANUEL ANTUNES. 

Não se esqueçam de abraçar, "paredes meias", em Vila de Rei, o CENTRO GEODÉSICO DE PORTUGAL ou as ALDEIAS DE XISTO que dão mais valor e identidade à valorosa REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL.


Foto retirada do site do Município da Sertã

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA