O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

 

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS 

E DE JORGE BUGALHO

NAS SERENATAS DO MONDEGO 

AO SOM do GRUPO D´ANTO




De Anto, de António Nobre, o "poeta mais triste", mas emblema para o Fado de Coimbra, estará na base da inspiração para este nome feliz do jovial Grupo que se apresentou nas ALHADAS com uma SERENATA DO MONDEGO nesta sexta, julho,28

O Grupo de Fados D´Anto integrou a voz de PEDRO SENDIM com a viola de VASCO RODRIGUES e as guitarras de Coimbra dedilhadas com arte por JOÃO DOMINGOS e JOÃO BARREIRINHAS. Nas variações de Paredes suplantaram-se.

Foi uma noite de apoteose com um doce acolhimento como quem prova o Bolo das Alhadas. Foi para saborear durante sessenta minutos com uma temática vasta que começou por prestar homenagem à chamada Geração de Ouro de Coimbra (de há cerca de um século) para encerrar com a clássica Balada da Despedida a que a voz de Fernando Machado Soares deu perenidade. 

Fatias de classe provadas e aprovadas pelo público presente muito acima das cadeiras disponíveis. Porém, a grandeza e beleza do PARQUE DO ARNAL, os bancos e a relva ajudaram a colmatar  a inicial falta de cadeiras. Aliás, este belo PARQUE verde multifuncional tem uma simbologia interessante com referências às principais atividades tradicionais da zona sob o "olhar" da Escultura da Padeira das Alhadas.

AS SERENATAS DO MONDEGO são uma organização da DEZ DE AGOSTO com o apoio institucional do MUNICÍPIO DA FIGUEIRA e da JUNTA DE FREGUESIA DE ALHADAS, nesta sessão.

Una vez mais esteve presente a MAGENTA dinâmica Associação dos Artistas pela Arte com os pintores  LUÍS CAIANO e JOSÉ NETO. Neto homenageou o  pintor alhadense Mário Augusto, um quadro ao quadrado, de pintor para pintor.

O Presidente JORGE BUGALHIO foi de uma simpatia irradiante na sua saudação ao público presente e sempre em ação para tudo correr de forma perfeita - e foi uma noite perfeita.

A DEZ DE AGOSTO contou, como sempre, com as preciosas colaborações de LÍGIA SÁ PINTO, ROSE SOUZA, JACINTO CAMELO, ALFREDO LOPES, a dupla HELENA e JOÃO e o Presidente da Assembleia Geral daquela coletividade, RUI BROCHADO. E o olhar atento e supervisor, na produção, de RICARDO SANTOS.

Agora ficamos todos à espera da SRENATA DO MONDEGO de 2 de agosto próximo celebrando também o aniversário de JOSÉ AFONSO que nasceu em Aveiro a 2 de agosto. E reside em Aveiro o cantor da próxima quarta: a voz portentosa e "afonsina" de VICTOR ALMEIDA E SILVA. Vai ser também às dez da noite na IGREJA MATRIZ DE SÃO JULIÃO. Imperdível este "CANTO A COIMBRA" que é também o título de um tema que lançou com entusiasmo no "grande público" a excelente voz de VICTOR ALMEIDA E SILVA.

Inserido a 29 julho 2023

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA