VIEIRA DA SILVA, FRIDA KAHLO e TERESA GRANADO: 3 grandes mulheres

 


TRÊS GRANDES MULHERES:

VIEIRA DA SILVA, FRIDA KAHLO e TERESA GRANADO

 

Estive em Lisboa há pouco tempo a visitar a Exposição PINTURA EM MOVIMENTO de VIEIRA DA SILVA que nos permite refletir, em detalhe, nalguns trabalhos da consagrada artista, em formato digital e com a contemporaneidade do efeito imersivo. É uma experiência para os sentidos adicionando obras da artista desdobradas (e não ouso utilizar a palavra desconstruídas) em curiosos movimentos ao som de música original de Rodrigo Leão. É a primeira exposição do género no país desta artista plástica portuguesa. Tem um impacto visual muito forte. Ficamos imersos no mundo criativo desta talentosa portuguesa que viveu entre 1908 e 1992. Nesta invulgar exposição observamos um diálogo diferente com alguns dos quadros de Maria Helena Vieira da Silva que se encontram numa das salas ao lado daquela que é objeto deste exercício imersivo. Vi esta exposição  no Museu da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva na capital.

Ali ao lado, no Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras, uma outra exposição: FRIDA KAHLO, A VIDA DE UM ÍCONE.  Uma viagem imersiva pela vida desta artista, uma das mais influentes dos últimos tempos, uma criação multimédia, mais algumas instalações e excertos de filmes originais relativos a esta inesquecível mexicana. 

Assinei uma subscrição dinamizada pela drª Natália Cunha Matos, a apresentar aos Senhores Presidente do Município de Coimbra e Presidente  da Junta de Freguesia de Eiras, a solicitar que “seja homenageada, a título póstumo, com a colocação de uma placa toponímica numa rua desta cidade, a ilustre cidadã Maria Teresa Serra Granado, fundadora que foi da Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis de Eiras (…) tendo sido manifesta a sua total dedicação e a abnegação para os mais vulneráveis desta cidade”. 

Se fosse viva, Madre TERESA GRANADO  teria feito no passado dia 29 de março, 95 anos. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA