JÁ COMEU HOJE UMA ARRUFADA DE COIMBRA?

 


 



ARRUFADAS DE COIMBRA


              Assim como se dá no verão um mergulho rápido nas águas um pouco frias no mar da nossa costa atlântica vamos ser rápidos e incisivos em reflexões. O primeiro mergulho é a favor das ARRUFADAS DE COIMBRA. Há alguns dias entrei numa pastelaria de excelência da nossa cidade e pedi ARRUFADAS. “Não temos há muito! Só por encomenda”. Fiquei triste porque as ARRUFADAS DE COIMBRA são um emblema conimbricense com um sabor agradável. São modestas, diria até que são humildes e, de vez em quando, a darem um ar sofisticado quando lhes colocam uma gargantilha branca levemente adocicada à volta da coroa. Eram utilizadas como prenda de casamento e também foram vendidas, durante décadas, na velha, agora velhíssima e completamente fora de moda, estação dos comboios de COIMBRA-B, legitimamente considerada a …ESTAÇÃO VELHA, aliás devemos passar a chamar-lhe ESTAÇÃO VELHÍSSIMA DE COIMBRA-B. 

As tricanas vendedoras de arrufadas colocavam-nas em cestas de vime forradas com excelsos panos de linho finamente bordados e apregoavam, a plenos pulmões, num tom que era muito delas: ARRRRUUUUUUFAAAAADAS DE COIMBRA cruzando com outro pregão ainda mais antigo: BIIIIIILHA DIÁGUUUUUAAAA. O passageiro vinha aos balaústres de ferro no varandim da carruagem ou até da janela fazia sinal aos vendedores aguadeiros e estes viravam as bilhas de barro do Carapinhal para um púcaro e entregavam-no ao cliente que se dessedentava com a boa água da nossa terra devolvendo-o em seguida. 

Venho sugerir aos nossos  queridos e amigos conimbricenses  que militem a favor das ARRUFADAS DE COIMBRA e que as solicitem nos cafés e pastelarias até porque apesar de levarem algum açúcar não serão... agressivas na dieta…e são NOSSAS. Genuinamente ARRUFADAS DE COIMBRA.

 MERGULHE, FREGUÊS, NUMA ARRUFADINHA CÁ DA TERRA e muito obrigado por proteger e comer o que é nosso.

SC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA