RETOME-SE O CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA 100% PROFISSIONALIZADO

 

 


NÃO TENHAM ILUSÕES: 

RETOME-SE O "CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA"

100% PROFISSIONAL

 

 

Há tantas Académicas que começo por salientar que estou a focalizar-me na Académica/OAF – ESTRUTURA AUTÓNOMA DO FUTEBOL em relação à ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA e sua DIREÇÃO GERAL e esta é, digamos, a representante “sindical” dos estudantes da Universidade de Coimbra.

A ACADÉMICA/OAF, em seniores, bateu no fundo, desceu à Liga 3 e ao que leio está com graves problemas financeiros.

Urge saber como sanar os prejuízos alegadamente acumulados.

Em relação ao futuro escrevo que não podemos ter ilusões porque será impossível recuperar um lugar, de forma rápida, na Primeira Liga, e é o único que interessa em termos profissionais e de preferência para assegurar posições de acesso em competições na Europa.

O futebol altamente profissionalizado é INDÚSTRIA e insere-se num espetáculo de multidões que catapulta e motiva as cidades, o seu comércio, a sua indústria, o seu turismo. É uma mais valia para cidades e regiões. O Barcelona, na Catalunha, tem sido, inclusive, uma bandeira autonómica. O FUTEBOL PROFISSIONAL é uma montra; é marketing. É uma força social.

A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA (AAC), em meu entender, não pode colar-se a entidades externas que dela venham a ser proprietárias ou coproprietárias ou situações afins porque a AAC é dos estudantes universitários e tem objetivos muito específicos e latos em várias áreas: das sociais ao plano desportivo, da formação ao desporto de manutenção, ao de competição.

COIMBRA precisa de uma equipa de futebol profissional que a represente sem espartilhos, sem preconceitos e virada para Novas Realidades Sociais e embora com um histórico apreciável seja um clube gerido profissionalmente apoiado/assessorado, por exemplo, pelas Faculdades de Ciências do Desporto e de Economia da Universidade. Um clube popular e competitivo, isto é,  uma equipa para estar de acordo com uma grande cidade como Coimbra tem que ser.

O histórico acumulado pela velha BRIOSA deve ser cimento para a ligação do altamente profissionalizado eventual CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA com as secções de futebol da ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA: da Secção que compete em vários escalões e da formação. Parcerias, mais parcerias, apoio ao futebol amador e ao universitário.

Clara demarcação de campos: ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA com todos os escalões de futebol e áreas que pretenda ter dentro da modalidade podendo até chegar a patamares das principais Ligas, mas irá privilegiar a formação, uma espécie de "tendencialmente equipa B" para frutificar de forma fecunda em equipas do CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA.

Urgente e ampla campanha de ANGARIAÇÃO DE SÓCIOS do renovado e aqui preconizado CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA como representante da Cidade e lastro da História da Briosa em todo o país – em todo o mundo.

Apoio financeiro do Município, da Universidade, do Politécnico e das Principais Empresas da Região Centro. Captação cirúrgica e prodigiosa de Investidores.

Cedência de infraestruturas ao que se propõe ressuscitado CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA com protocolos para utilização, quando necessário, do futebol da AAC.

É o que penso com os poucos dados de que disponho.

Sansão Coelho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA