SÉRIE "CAUSA PRÓPRIA" NA RTP 1 - QUALIDADE

BASEADA EM CRÓNICAS DE RUI CARDOSO MARTINS


    SÉRIE CAUSA PRÓPRIARTP1

 

Trata-se de uma série de sete episódios, sobre a justiça portuguesa, que vai ser passada a partir do dia 5 de Janeiro de 2022 na RTP 1, com argumento inspirado nos dramas da justiça e na vida de uma Juíza (interpretada por Margarida Vilanova) e cuja ação decorre numa pequena cidade fictícia portuguesa onde também existem ainda “narrativas secundárias”, inspiradas nas crónicas de tribunal escritas por Rui Cardoso Martins ao longo de duas décadas para o jornal O Público e reunidas nos livros LEVANTE-SE O RÉU (2015) e LEVANTE-SE O RÉU (2016).

A ideia inicial dos argumentistas Edgar Medina e Rui Cardoso Martins seria a adaptação de uma série de crónicas escritas sob a rubrica já referida, a partir de histórias dos tribunais portugueses. As dificuldades de adaptação acabaram por levar à transformação do projeto. Assim, a série tornou-se um pouco complexa, começando com uma investigação policial, transformando-se num caso judicial e, no fim, torna-se uma verdadeira “tragédia grega” com uma série de personagens condenadas a serem vítimas de erros originais que cometeram. E como argumento começa com um corpo morto, encontrado junto às calmas águas de uma cidade qualquer, citam-se as palavras de Justiniano I : “ a morte tudo dissolve”.

Dado o brilho e o à vontade com que Rui Cardoso Martins se tem pronunciado sobre histórias dos tribunais, onde marca presença, é de esperar um sucesso da série, como aliás refere a jornalista Cláudia Sobral num trabalho digno de atenção e que pode ler-se no nº 38 a págs. 62 do semanário NOVO, de 30 de Dezembro. O palpite no êxito da série é também uma previsão da jornalista Sónia Calheiros numa nota que publicou na revista Visão nº1504 da mesma data.

Finalmente, para quem gosta de saber quem são os intérpretes da série, cabe referir, entre outros, Afonso Laginha, Ivo Canelas, Catarina Wallenstein e Maria Rueff. A realização coube a João Nuno Pinto.

 

Jorge Tocha Coelho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA