CÉSAR RODRIGUES LANÇA "ESTÁDIO DE ESPÍRITO" - NOVO LIVRO

 APRESENTADO EM COIMBRA, NESTE SÁBADO, NOVEMBRO,20



 "ESTÁDIO DE ESPÍRITO” 

NOVO LIVRO DE CÉSAR RODRIGUES

 

Amanhã, sábado, será apresentado pelas 15 horas, no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, o novo livro com o título ESTÁDIO DE ESPÍRITO do Professor CÉSAR RODRIGUES, investigador no CEIS20 da Universidade de Coimbra. 

O autor investiga nas áreas de História do Desporto e da sua relação com a política e os média, da História da Educação e da Cultura e das Ideias. Para além de ser um admirador do seu talento e do trabalho científico inovador que vem realizando, regozijo-me com CÉSAR RODRIGUES a lançar mais uma publicação que sabemos ter obtido excelente aceitação nos locais onde foi apresentado e começou por Lisboa na Tribuna de Honra do Estádio Nacional. 

Recuando no tempo recordamos os seus dois primeiros livros elaborados em parceria com FRANCISCO PINHEIRO: inicialmente lançou MUNDIAL 66 inserindo diversos olhares de várias pessoas sobre este campeonato de tão gratificante memória para os portugueses. Seguiu-se o MUNDIAL de 66 – 100 Primeiras Páginas, livro com as capas dos jornais e uma cuidada análise para entender “a relevância desta prova na história contemporânea portuguesa”. 

Cronista em várias publicações, CÉSAR RODRIGUES, a título individual, publicou a seguir 5295, um livro com os seus articulados sobre temas desportivos e com comentários de várias figuras públicas. Agora vamos ler ESTÁDIO DE ESPÍRITO e o autor explica a publicação nestes termos: “é partir do desporto, na sua vertente mais valorativa, como tubo de ensaio para analisar as sociedades em diferentes estruturas e realidades: económicas, culturais, sociais, religiosas, desportivas, entre outras”.  E acrescenta que este “livro conta com quase sete dezenas de crónicas que escrevi para a revista Sábado que têm o mesmo ponto de partida: o desporto, do futebol, jogos olímpicos de verão / de inverno / paralímpicos, ténis, futsal, atletismo, motociclismo, golfe, ténis de mesa, rali, boxe, futebol americano, surf e outros mais”. Tal como aconteceu no livro 5295 CÉSAR RODRIGUES convida, na presente edição, personalidades relevantes para comentarem e refletirem acerca das temáticas abordadas nas crónicas. Uma interligação com a sociedade e diversas sensibilidades o que justifica escutar o autor a pontuar que “o livro serve também de pretexto para a multiplicação de olhares, promovendo-se, deste modo, mais e distintas mundivisões”

A produção literária de CÉSAR RODRIGUES realça, no meu entender, Coimbra como cidade do Conhecimento, cidade de Saberes específicos que contemplam também o desporto e a sua ligação às sociabilidades existentes.

Tenho a certeza que a tarde deste sábado, e isto numa linguagem desportiva, vai constituir mais uma vitória para este conceituado professor e investigador da nossa Universidade. E uma vitória para Coimbra.

Texto do jornal O Despertar de Novembro,19

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA