E QUE TAL CONSTRUIR EM CELAS O AEROPORTO DA REGIÃO CENTRO?

 



E QUE TAL CONSTRUIR EM CELAS 

O FUTURO AEROPORTO DA REGIÃO 

CENTRO?




É atendível o conjunto de justificações que profissionais da especialidade apresentam para terem junto à (futura) NOVA MATERNIDADE vários serviços urgentes e adjacentes que podem ser suscitados pelas parturientes. Deste modo - e apenas por isso -, aceitar-se-á a construção da NOVA MATERNIDADE junto ao HOSPITAL DA UNIVERSIDADE e a dois passos do HOSPITAL PEDIÁTRICO. Porém, pergunto: O ERRO CASTRADOR DE PERDA DE VALÊNCIAS DO HOSPITAL DOS COVÕES É QUE NEGA A POSSIBILIDADE DE A NOVA MATERNIDADE TER LUZ-VERDE PARA SÃO MARTINHO DO BISPO(COVÕES)? 

Por outras palavras: SE O HOSPITAL DOS COVÕES NÃO TIVESSE SIDO PARCIALMENTE “DESTRUÍDO” E DESTITUÍDO DE SER UM HOSPITAL CENTRAL E AUTÓNOMO COM A PLÊIADE DE MÉDICOS DE EXCELÊNCIA E DE OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE TEVE (E AINDA TEM VÁRIOS, FELIZMENTE) TERIA SIDO ESCOLHIDO EDIFICAR A NOVA MATERNIDADE EM SÃO MARTINHO, JUNTO AOS COVÕES, CERTO?

Ainda a minha triste e melancólica conclusão ou antevisão, como preferirem: 

A NOVA MATERNIDADE vai ser construída na HIPERZONA HOSPITALAR DE CELAS adensando problemas de circulação de pessoas e viaturas e neutralizando o que podia ser UM DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DE COIMBRA em extensão com DOIS CENTROS HOSPITALARES QUE PODIAM E DEVIAM SER DE REFERÊNCIA e AMPLOS: os COVÕES, em SÃO MARTINHO e os HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE, em CELAS.

Há quinze dias perguntei nestas colunas "PARA QUANDO A EFETIVA REGIONALIZAÇÃO?" Considero-a fundamental para o desenvolvimento do país e não compreendo as indecisões e falta de conclusões para se avançar, de uma vez por todas, para a REGIONALIZAÇÃO. Que interesses o não permitem?

Por outras palavras:

 A tal macrocefalia de Lisboa e Porto repete-se, noutra escala, em Coimbra, ou seja, METE-SE MAIS ONDE JÁ HÁ MUITO EDIFICADO E AÍ FICA QUASE TUDO O QUE É IMPORTANTE E... QUASE DESERTIFICAMOS o RESTO DA CIDADE. 

E, assim, leitores,  apetece-me, ironicamente, sugerir a construção do futuro AEROPORTO DA REGIÃO CENTRO… EM CELAS. Provavelmente é capaz de lá caber. Com jeitinho! Apertadinho.

SC

Texto publicado no jornal O Despertar de 2021/outubro/29

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA