VILA VERDE GOSTOU E EXULTOU COM A SERENATA AQUÉM E ALÉM MONDEGO. Em 15setembro2021

 

VILA VERDE FOI GRANDE



E ASSIM SE COMPLETARAM, 

EM CLIMA DE ÊXITO, 


AS "SERENATAS AQUÉM E ALÉM 

MONDEGO"



VILA VERDE GOSTOU E EXULTOU



"GRUPO À CAPELLA" 

DIGNO DE UMA SÉ CATEDRAL

 


O centenário GRUPO RECREATIVO VILAVERDENSE (PARABÉNS, GRV) e a freguesia de VILA VERDE receberam nesta quarta-feira,15 de setembro, a última SERENATA DE AQUÉM E ALÉM MONDEGO, organização conjunta da DEZ DE AGOSTO e do MUNICÍPIO da FIGUEIRA DA FOZ. Dezasseis sessões juntando as SERENATAS DA CIDADE com as das FFREGUESIAS em que o FADO e o PATRIMÓNIO LOCAL estiveram em evidência.  Espetáculos acompanhados de ARTE AO VIVO com pinturas realizadas por artistas da MAGENTA. E os trabalhos pictóricos produzidos estão expostos na GALERIA DA MAGENTA de amanhã até 15 de outubro. NÃO PERCAM!

Ontem, o GRUPO À CAPELLA levou quase ao êxtase o público principalmente nos temas tradicionais, nos que se englobam numa quase canção de intervenção ou protesto e nas variações e guitarradas em que uma das peças de CARLOS PAREDES motivou o salão a aplaudir longamente. Este GRUPO À CAPELLA é um caso de sucesso porque são brilhantes, vocal e instrumentalmente, e adicionam, além da experiência de um trabalho regular, o acordeão dedilhado por RICARDO DIAS que em vez de desafiar antes completa ou complementa  com delícia a canção de Coimbra e de forma luzidia e pura. A guitarra (e homónimos presentes) pertence também a “mais um” RICARDO DIAS;  na viola as cordas são dedilhadas por NI FERREIRINHA. Os cantores foram FÁBIO BORGES e EDUARDO ALMEIDA (belíssimas vozes).


E foi dito na abertura:

“A Freguesia de Vila Verde situa-se na margem direita do Mondego, a dois passos da sede do Concelho. “Ora subindo, ora descendo as suas colinas, pode apreciar-se a magnífica paisagem envolvente, o rio Mondego, os campos de arroz, as salinas e a ilha da Morraceira” - isto foi retirado do bem apresentado site da Junta de Freguesia. E é verdade quando se diz “magnífica paisagem”.  É DESLUMBRANTE. Tal como quem observa a cidade do alto da Serra da Boa Viagem, olhar uma outra parte linda da Figueira, como a Morraceira, vista daqui, é notável, idílico, bucólico. Tenho amigos que ficaram embevecidos e apaixonados pelas paisagens que daqui se vislumbram incluindo a fauna e a flora.

Por isto tudo, PELAS BELEZAS LOCAIS e até para divulgar a gastronomia (enguias à moda de Vila Verde e Papas de Moado todos conhecem!) também se realizaram estas SERENATAS DE AQUÉM E ALÉM MONDEGO que hoje vão terminar. O objetivo foi divulgar o Fado de Coimbra e o de Lisboa e as belezas das nossas freguesias para que as pessoas venham cá apreciá-las. Ou seja: juntamos o FADO património da Humanidade com o Património Local das freguesias do concelho da Figueira. É uma iniciativa da DEZ DE AGOSTO e da CÂMARA MUNICIPAL e sabe bem dizer que a Figueira é linda com as suas freguesias e está cada vez mais formosa. Antigamente, Vila Verde, era conhecida como S. Veríssimo e Fontela como Fontanela. A primeira referência implícita ao território de Vila Verde, foi feita em fevereiro de 1096, quando o Abade Pedro elaborou um documento no qual doava à Sé Episcopal de Coimbra os terrenos da Fontela e S. Veríssimo, pertencentes à igreja de S. Julião.


E QUE TAL UMA VIAGEM DE BATEL


 NO ESTUÁRIO DO MONDEGO?


Sugerimos visitas a dois Moinhos de Vento que resistiram aos tempos, nos lugares de Vila Verde e de Lares, também para a Estátua ao Povo de Vila Verde, que, presta homenagem às atividades tradicionais da Freguesia, representando o moleiro, o salineiro, o vidreiro e o agricultor. E contemplem a Figueira, por favor, porque não se dispensa, do Miradouro da Salmanha.  Aqui nasceu - nunca esquecer -, e está evocado, um dos maiores ciclistas de todos os tempos: ALVES BARBOSA. E ainda devemos lembrar segundo o que nos disse o Sr. Presidente Vítor Alemão que podemos fazer VIAGENS DE BATEL NO ESTUÁRIO DO RIO MONDEGO. Que boa e turística sugestão!
Foi criada em 1919 a primeira Junta de Freguesia de VILA VERDE. Atualmente é presidida por VÍTOR ALEMÃO a quem agradecemos o bom acolhimento da nossa equipa de produção e logística.

Hoje – e uma vez mais – temos a MAGENTA connosco e com a arte ao vivo através dos pintores MIMI VERÍSSIMO e JOSÉ NETO.

A cenografia é de José Carlos.

E vamos receber as “”estrelas”” da noite retiradas do “Firmamento” do Fado e Canção de Coimbra. É o GRUPO À CAPELLA."



À CAPELLA


QUINTETO MAGNÍFICO: 

DOS CANTORES AOS INSTRUMENTISTAS


E assim, após a introdução em guitarra, as vozes de FÁBIO BORGES e EDUARDO ALMEIDA levaram-nos a um percurso atapetado de fados, baladas e canções como SAUDADES DE COIMBRA, FADO CORRIDO DE COIMBRA, COIMBRA MENINA E MOÇA, canções do ZECA AFONSO e de ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA e os clássicos VIRA DE COIMBRA, FADO HILÁRIO, SAMARITANA e COIMBRA (ABRIL EM PORTUGAL) dentre vasto reportório.

E quando EDUARDO ALMEIDA arrancou com o apaixonado fado em que se escuta “LÁGRIMAS QUE SUFOCAM NOSSOS AIS/ DEIXAI-AS LÁ IR EMBORA” quase se percecionou que já se soltavam lágrimas de despedida por estas duas séries brilhantes das SERENATAS DO MONDEGO e de AQUÉM e ALÉM MONDEGO. 




No final o presidente da Junta de Freguesia, VÍTOR ALEMÃO, teve palavras elogiosas para todos e que calaram fundo no coração dos presentes porque VILA VERDE recebeu primorosamente como é seu hábito. O Presidente do Município da FIGUEIRA, Dr. CARLOS MONTEIRO, que uma vez mais esteve presente, numa intervenção breve deixou palavras de longo carinho como agradecimento para os que contribuíram para o êxito destas SERENATAS na cidade e nas FREGUESIAS.


“QUEREMOS MAIS. VOLTEM” – foi o que se escutou. É elucidativo.

LINDO!


A MAGENTA SEMPRE PRESENTE A DAR COR E ARTE. 

PALAVRAS DESNECESSÁRIAS. 

A PINTURA FALA POR ELA PRÓPRIA 


CARLOS MONTEIRO AGRADECEU A PRESENÇA DO TALENTO PICTÓRICO 

DOS ARTISTAS DA MAGENTA  AO LONGO DE VÁRIAS SEMANAS.  E HOUVE 

FOTO.

NA FOTO,  DISTINGUEM-SE A ACOMPANHAR O CHEFE DO EXECUTIVO DR. CARLOS MONTEIRO (E DA ESQUERDA PARA A DIREITA) JOSÉ NETO, DULCE MENESES (Presidente da MAGENTA), MIMI VERÍSSIMO e o DR. CARLOS MONTEIRO.

                                                                                             

                                                                                       

Inserido em 2021/setembro/16. Logo de Vila Verde retirado do site da J. Freguesia.

                                       

                                                  QUEM FOTOGRAFA MELHOR?


As duas séries das SERENATAS (do MONDEGO e de AQUÉM e ALÉM MONDEGO) tiveram o condão de juntar a arte em dose dupla: no palco com os fadistas e na plateia com os pintores da MAGENTA. É de elementar justiça realçar esta união reveladora da capacidade de se fazerem coisas muito giras em comum. Mas é importante realçar dedicações personalizadas como é o caso da Presidente da MAGENTA, DULCE MENESES, sempre motivadora e presente de forma multidisciplinar, ou seja, da sua faceta funcional à elaboração de reportagem em cima da hora para o FACEBOOK da prestigiada MAGENTA. E anotava, reportava e fotografava. Do mesmo modo, o vice-presidente da DEZ DE AGOSTO, ANTÓNIO RAMOS, sempre pronto para colaborar em tudo e, ainda, em não abdicar da foto no momento certo. Claro: foi possível captar os "FOTÓGRAFOS" ANTÓNIO RAMOS e DULCE MENESES, discreta e atentamente virados para os pintores e para o palco, ambos preparadíssimos para REGISTAR A COR OU O SOM: A DEZ DE AGOSTO E A MAGENTA. OS FADOS E AS PINTURAS. Outra junção bonita que frutificou.

E não esqueçam que os trabalhos de pintura realizados ao vivo estão em EXPOSIÇÃO na GALERIA DA MAGENTA. Já foram visitar a exposição?

 

Inserido em 2021/setembro/17

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA