UM SUCESSO NO BOM SUCESSO - UMA SERENATA AQUÉM E ALÉM MONDEGO em 01.set.2021

 FRENTE À IGREJA PAROQUIAL NO BOM SUCESSO


E FOI UMA SERENATA ÀS DAMAS




UM SUCESSO NO BOM SUCESSO ONDE SE FALOU DE BEIJINHOS UM DOCE LOCAL QUE FOI DIVULGADO...COM SUCESSO - ASSIM SE DESEJA.


   TERTÚLIA BAIRRADINA E A VOZ DE HORÁCIO BRANCO COM ÊXITO  NA GÂNDARA, À BEIRA DA BAIRRADA


E, de súbito, a SERENATA  foi mesmo uma SERENATA no sentido mais puro do termo e do conceito. Uma SERENATA à Esposa do Dr. CARLOS MONTEIRO, Presidente  da Câmara Municipal da Figueira e às Senhoras presentes. O cantor HORÁCIO BRANCO deixou o palco, desceu à calçada do Largo e dedicou um dos fados à "Primeira Dama" envolvendo na homenagem as senhoras da freguesia do BOM SUCESSO. Foi um momento de encanto, canto e admiração elogiosa. Aconteceu ontem no largo frente à bela igreja paroquial edificada em 1781, mas que tem sido  bem conservada. Foi mais uma SERENATA  AQUÉM E ALÉM MONDEGO numa noite em que a trovoada prevista não apareceu e houve um clima de silêncio na escuta e apoteoso no agradecimento do público.

Em organização conjunta do Município da Figueira e da Dez de Agosto realizam-se até meio deste mês as SERENATAS DE AQUÉM E ALÉM MONDEGO que procuram divulgar o FADO de COIMBRA e de LISBOA e as coisas boas e bonitas que há nas freguesias: o património local.


E a narrativa-preâmbulo da sessão com Fados de Coimbra pela TERTÚLIA BAIRRADINA foi enquadrada, nestes termos, na divulgação do BOM SUCESSO e das coisas lindas que tem:

" E que beleza aqui tão perto é a da LAGOA DA VELA!!!! Tem 2 quilómetros de comprimento e 300 metros de largura. Que bonita. Pertence  ao "Bom Sucesso" que teve a sua designação porque se dizia que as águas das lagoas desta área eram "um sucesso", ou seja, eram milagrosas.  Esta LAGOA tem muito futuro turístico e é uma maravilhaToda esta região está intimamente ligada às conquistas e reconquistas de Coimbra e Montemor, entre os séculos IX e XI. Em 10 de Fevereiro de 1984,Bom Sucesso passou a ser uma freguesia" - uma data que o dinâmico presidente da Junta de Freguesia local, CARLOS BATATA, ajudou a lembrar - um dia histórico para a bela freguesia que esperou décadas por este estatuto autárquico.

 E ainda:

 "Ligados à história do Bom Sucesso estão os Moinhos de vento e foram recuperados dois:  um nos Morros e outro no Largo da Feira. Mas porque o importante é divulgar também a gastronomia local não se esqueçam  que são iguarias da região a sopa gandaresa, a Sardinha na Telha com batatas assadas e broa, o bacalhau assado com batatas a murro, o sarrabulho, o galo de cabidela e a galinha de caldeirada. Fazem ainda parte da doçaria do Bom Sucesso as rosquilhas, os beijinhos tipo bolachinhas e o arroz doce. Esta dos beijinhos deve ser muito boa!!! Muitos e "apetitosos" motivos para que os figueirenses da zona urbana e os turistas em geral  visitem o BOM SUCESSO para além de apreciarem o bucolismo da zona das Lagoas" a sua fauna e flora".

 

ARTEFACTOS DO BOM SUCESSO EM PALCO

Tivemos os cenários de autoria do ZÉ CARLOS, paralelepípedos em fundo branco com motivos alusivos à Figueira e a Coimbra - e ao FADO  - ,encimados por artefactos agrícolas do BOM SUCESSO que a Junta de Freguesia ali colocou com  critério o que engrandeceu a noite musical. Noite de ARTE. Porque uma vez mais houve MÚSICA e PINTURA AO VIVO com a prestigiada MAGENTA. E foi um sucesso no BOM SUCESSO. O público saiu maravilhado.

 


A TERTÚLIA BAIRRADINA foi constituída por: JOÃO BARREIRINHAS na guitarra portuguesa e ALEXANDRE BARROS na viola com o comunicativo cantor HORÁCIO BRANCO uma voz que encheu o BOM SUCESSO e...com sucesso. No início do seu reportório escutaram-se SAUDADES DE COIMBRA e CAPA NEGRA seguindo-se peças emblemáticas e uma Balada de Despedida celebrizada pelo RUI LUCAS. No final o HORÁCIO conseguiu por em palco os Presidentes, as Esposas e mais alguns admiradores do Fado de Coimbra cantando em conjunto a BALADA DA DESPEDIDA (Coimbra tem mais encanto.) Um coro que só não foi presidencial em pleno porque o Presidente da ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA FIGUEIRA, Engenheiro JOSÉ DUARTE, ficou mais a apreciar do que a cantar - e viu-se que gostou de ouvir.

 

A PINTURA AO VIVO com a magnífica colaboração da MAGENTA contou com os pintores: JOSÉ CARLOS NETO a criar um linda mulher gandaresa  a tocar guitarra e pela MIMI VERÍSSIMO, dois talentosos membros da MAGENTA.

                                       

A coesa Equipa da DEZ DE AGOSTO em colaboração com a dinâmica equipa do MUNICÌPIO teve o apoio da  acolhedora JUNTA DE FREGUESIA. Para todos um abraço e uma saudação aos "teimosos" da DEZ DE AGOSTO sempre presentes: Ricardo Santos (produtor), Rui Brochado, António Ramos, António Bonito Vaz, Jacinto Camelo, João e o  imparável e solidário presidente da Associação das Coletividades, António Rafael. Grande ativo.

                                                                                                        Inserido em 2021/setembro/02

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A DESIGUALDADE DA VACINAÇÃO MUNDIAL, artigo do DR. TOCHA COELHO

EM COIMBRA, E A OURO, HOMENAGEM A FERNANDO ROLIM

AUTOS PASTORIS NA DEZ DE AGOSTO