EVOCAR "MADRE" TERESA GRANADO
EVOCAR "MADRE" TERESA GRANADO
Foi hoje a sepultar, após missa de corpo presente celebrada esta manhã pelo Bispo de Coimbra, a Fundadora da Comunidade Juvenil de São Francisco de Assis com sede em Eiras (Coimbra), Madre TERESA GRANADO.
Deixamos-lhe um texto evocativo da Vida e Obra da Drª TERESA GRANADO escrito pela ex-advogada, Drª NATÁLIA CUNHA MATOS:
"NÃO PODIA TER VIVIDO MAIS PARA O OUTRO E A
BEM DA HUMANIDADE" - escreve NATÁLIA CUNHA MATOS
Madre Teresa Serra Granado deixou esta terra.
Ficamos mais pobres, muito mais pobres de amor. Partiu a mulher culta, sábia e inteligente que deixou tudo quanto podia seduzir um normal ser humano para se dedicar, incondicionalmente, aos mais fragilizados e necessitados.
Estudante brilhante de Assistência Social, filha de um médico, com uma grande paixão atrás de si, um homem ainda hoje de reconhecido mérito, Madre TERESA não quis nada e deixou tudo para se dedicar ao próximo. Como dizia: "Fiz muitos filhos, mais de seiscentos".
Ainda jovem, após terminar o seu curso, ingressou na Ordem Franciscana. Faz os seus votos conforme a filosofia de S. Francisco de Assis. Assim viveu sua vida. Sem perder nunca o encanto da sua alegria e força de viver.
Deus deu-me o privilégio de viver muito de perto com esta distinta força de amor! E de com ela muito aprender e partilhar! Já lá vão 32 anos. Recordo o primeiro dia em que a conheci em Outubro de 89.
As suas conversas eram páginas e páginas de sabedoria. A sua alegria contagiante era inigualável. O amor pelas suas crianças e jovens era inexcedível e infinito.
MADRE TERESA GRANADO não quis nada, mais nada desta vida ou deste mundo que não fosse o amor fraterno! Fazer bem sem olhar a quem! Partiu rica, riquíssima, porque rodeada de amor.
Os seus amigos, após o seu internamento hospitalar, juntaram-se e fizeram questão, como obrigação humana de amigos, de se disponibilizarem perante a Direção da COMUNIDADE JUVENIL de SÃO FRANCISCO de ASSIS para ajudarem a acompanhá-la naquilo que necessário fosse. Mesmo acompanhá-la na sua humilde casa! Caso regressasse. Os amigos não lhe faltaram.
Todos queríamos o bem da nossa Madre! O grande exemplo de amor partiu, mas deixou muitos corações cheios de amor em Portugal e noutros países com quem partilhou. Principalmente em África e em Macau.
Não teve carros, casas ou outros bens materiais dos quais não sentiu necessidade. Era muito feliz vivendo ao rubro o amor de Cristo. Cumpriu os seus votos de Simplicidade Franciscana tão ao seu gosto. Não podia ter vivido mais para o outro e a bem da Humanidade!
Deu e recebeu amor, o muito amor que todos lhe dedicam!
Coimbra está de luto, mas de Parabéns por esta Rainha de Amor!
Coimbra,2021,setembro,01
Natália Cunha Matos
Foto retirada da anterior mensagem/cmc inserida neste blog a 30agosto2021
Comentários
Enviar um comentário