TAVAREDE: GRANDE FESTA COM A MAGISTRAL "GESTEIRENSE" E A VOZ CRISTALINA DA RITA

 







LIMONETE SALUTAR PARA A VOZ CRISTALINA DA RITA 

E PARA O SOM SOBERBO DO GRUPO MUSICAL GESTEIRENSE



E, de súbito, uma voz linda e límpida, cristalina e pura, irrompe pelo palco dentre o GRUPO MUSICAL GESTEIRENSE sob a direção do consagrado e comunicativo Maestro RICARDO GABRIEL. ELA tem 17 anos,  integra vários coros e desde cedo que a música faz parte da sua vida. Chama-se RITA GAMA DA SILVA MARTINS e, ao escutá-la, ante a receção apoteótica, quase em delírio do público, apeteceu-me sugerir-lhe o nome artístico de RITA TAVAREDE.  E por que motivo? Porque a escutei ontem, sexta à noite (agosto,27 de 2021) nas FESTAS DO LIMONETE em TAVAREDE. No decurso de uma VIAGEM MUSICAL que a GESTEIRENSE (fundada nos anos 30), também ela preenchida com muita gente jovem (muito bem, juventude) proporcionou ao público desta encantadora freguesia da Figueira da Foz cheia de bairrismo salutar, muitas tradições e mulheres muito, muitíssimo dinâmicas com relevância para as prestações no domínio associativo. O encanto da voz no canto e a sonoridade cheia e ampla da Orquestra que merecem os mais rasgados elogios. Uma noite quente de arte apesar de algum orvalho a tornar a noite fresca. A frescura da juventude que se respirou em palco também de forma exemplar  nos solistas instrumentais. Foi pena ser tão pouco, mas é muito bom quando o público pede mais.


Devo esclarecer que a RITA ingressou  em 2013 no Conservatório de Música David de Sousa, da Figueira, tendo começado por estudar piano e só posteriormente iniciou os estudos em canto. Já se apresentou algumas vezes em público. Agora, diz, deseja seguir os seus estudos musicais e candidatar-se à Licenciatura em Música na Vertente de Canto.


A Junta de Freguesia de TAVAREDE em boa hora recuperou o possível, devido ao covid, da FESTA DO LIMONETE. Faz dois espetáculos em palco na Quinta da Borloteira e, fiel ao espírito de que "se a Montanha não vem a Maomé, vai Maomé à Montanha" e porque as TASQUINHAS não puderam funcionar em público, na rua, pelas normas da D.G.Saúde,  o executivo autárquico liderado pelo Dr. FERNANDO LOPES sugeriu - e bem - que as Coletividades abrissem as portas e deste modo sirvam bons petiscos a quem os visitar: suculentas propostas gastronómicas. 


Com um chá de limonete, TAVAREDE está à mesa e RECOMENDA-SE com nota alta que o Presidente recebe, também habituado a dar notas escolares e a escolher boas notas para estes espetáculos. Neste sábado à noite anota-se o JAZZ que vai  estar em cena no mesmo local. 

                                                                                                                               2021/agosto/28

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA