ERA A FOME... E A ROTUNDA DO "PAPA-LUAS" NO ZAMBUJAL (CANTANHEDE)
NO ZAMBUJAL (CANTANHEDE)
A ROTUNDA DO PAPA-LUAS
UMA HISTÓRIA LOCAL COLOCADA EM ESCULTURA
ERA UMA LUTA CONTRA A FOME
HISTÓRIA MARAVILHOSA
DO MARAVILHOSO POVO DA GÂNDARA
Do blogue FERROADAS.BLOGSPOT.COM destacamos, com a devida vénia, esta lenda do PAPA LUAS agora colocada em curiosa escultura de autoria do Mestre ANDRÉ ALVES:
"Num fim de dia de fome...
No Zambujal em noite de lua cheia, alguém olhou o céu, o que era raro, coisas mais terrenas se procuravam, e, espanto, viu ali mesmo, no breu da noite, uma "torta", a primeira broa a sair do forno para matar a fome urgente que não podia esperar.
Ele viu aquela torta (pão) enorme ainda de massa sem cora (tostada) por isso meia prateada, mas era real e estava ali, para ser colhida.
Como ir buscá-la?!!! Era a questão, então... opinião para aqui, parecer para ali, ciência à mistura, grupos que se organizavam na procura duma estratégia...mas tudo sem cobrar um real pelo que se estava a fazer (hoje não é assim cada opinião, parecer ou decisão coletiva custa muuuiiito dinheiro, hoje há inteligentes naquele tempo haviam somente sábios) mas estávamos no Zambujal, uma aldeia de pessoas e o objetivo era ir buscar a broa (torta) para mitigar a fome, não havia dinheiro para “especialistas” e “comissões” para estudar o problema da fome (mas mesmo que houvessem esses especialistas, perguntavam sempre com desconfiança, mas o que sabem eles de "fome" para tratarem deste assunto?!!! ).
Neste desespero em noite de lua (broa) cheia eis que surge o cesteiro da terra com opinião, de verga feita, disse: - (todos se calaram) " tenho muitos poceiros, de esterca, de vindima e de carregar e até de ir à feira, que empilhados dariam para chegar à torta que até não está longe...Todos estiveram de acordo, e muito antes da "NASA" construir o "Saturno V" no Zambujal, estiveram a um poceiro de alcançar a Lua (a torta) broa assolapada e redonda que por ser de pequena espessura era a primeira a ser cozida e comida.
Começou o empilhamento dos poceiros de vime (verga) com o mais "afoito" no cimo da estrutura. Eis que a um poceiro do alcance da broa o que estava em cima grita " só mais um poceiro, está quase !!!" Cá em baixo não havia mais poceiros, é então que entra o que sempre estivera calado, pessoa considerada (político?!!!) diz em voz firme de líder " tirem o poceiro de baixo e ponham em cima e o problema resolve-se"... os construtores “alienados” (desesperados pela fome) obedeceram e aí temos o painel da história (...) inaugurado, porque terminado e assinado pelo seu autor o Mestre Alves André."
ZAMBUJAL é uma localidade do concelho de Cantanhede. Merece a vossa visita pela História, pelas lendas e pela simpatia das pessoas.
2021/julho/17
Comentários
Enviar um comentário