EM CANTANHEDE: EXPOSIÇÃO "AS MÁSCARAS DO TEMPO" - ÁTRIO DA BIBLIOTECA

 

                                                              


                                       AS MÁSCARAS DO TEMPO

NO NOSSO TEMPO DE MÁSCARAS


                                NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CANTANHEDE


"A exposição "As Máscaras do Tempo" é constituída por 19 trabalhos de pintura de 8 artistas. Os trabalhos estão patentes na Biblioteca Municipal de Cantanhede e manifestam a forma como cada artista experienciou a “máscara”, decorrente da pandemia do COVID-19 que surpreendeu o mundo no ano 2020.

Os trabalhos de pintura expostos foram realizados por: António Oliveira Lopes, Elvira Santos Abrantes, Fátima Negrão, Françoise Terseur (professora), Helena Almeida, Luísa Abreu, Maria José Ferreira Santos e Ralph Schottler, alunos e professora do Ateliê Nova Acrópole de Coimbra.

Ao longo dos tempos a máscara sempre foi um elemento referenciador de proteção sanitária, acessório de moda, preventivo de doenças contagiosas. A máscara através dos milénios teve os mais diversos usos por norma como intermediário entre o utilizador e o “outro”. Usada, das cenas teatrais às fúnebres, do Carnaval aos salões imperiais e na gripe espanhola de há cem anos, a MÁSCARA voltou a estar em uso e a ser recomendada ou obrigatória. 

Saúda-se toda e qualquer iniciativa que na atualidade registe o uso da máscara nestes tempos de covid-19. A exposição do Ateliê Nova Acrópole evidencia diversas formas do uso da máscara. As máscaras de todos os tempos no nosso TEMPO. Nalguns trabalhos um traço mais profissional; noutros exercícios pictóricos, há colagens e curiosas montagens entre África e os States, a criatividade e o convencional. 

A não perder de vista esta exposição, pelo menos, para memória futura.

                                                                                                                                                  2021/junho/15

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA