UM ÚLTIMO SOPRO DE VIDA E DE AMOR - CONTO

 

 CONTO

 


 

                       

         UM ÚLTIMO SOPRO DE VIDA ...E DE AMOR

 

Inês está há três semanas internada nos Cuidados Intensivos. As visitas estão rigorosamente proibidas. Numa primeira fase indiciava estar quase recuperada da covid-19, porém, de súbito, aumentaram as dificuldades respiratórias. 

Inês perdeu a noção do tempo e o seu arfar doloroso altera-se ruidosamente quando vê, no corredor, o capelão do hospital de negro vestido. Por contraste, nuvens brancas com palavras afetuosas povoam os seus olhos e ouvidos. Sente que a querem confortar. São o capelão de escuro e profissionais de saúde envoltos em fatos de uma alvura metalizada que parecem retirados de um qualquer filme de ficção científica ou serão indícios de uma outra vida que nebulosamente envolve o seu espírito? Inês não quer nem consegue encontrar uma resposta, apenas procura, num olhar longínquo, ávido e perscrutador, o negro da batina do capelão. Este surge-lhe à porta da enfermaria e Inês, com a mão, num esforço angustiado, chama o sacerdote. A aproximação faz-se com cuidado, após a autorização de um enfermeiro.

-Senhor padre, senhor padre, já falou com o meu Pedro e disse-lhe o que pedi para lhe contar? – Inês arrastou com dificuldade a parte final da frase numa fala encadeada.

-Já sim, dona Inês, disse ao seu Pedro que ele foi sempre o grande e único amor da senhora.

-E ele, senhor padre, ele, o meu Pedro, o que lhe respondeu? - perguntou, numa ansiedade envolta numa disfonia espasmódica, quase a esgotar-se.

-Ficou muito feliz, sorriu contente e disse que a senhora é e será sempre o grande e único amor da vida dele.

-Obrigada, senhor padre, muito… obriga…

-O sacerdote ficou perplexo com aquele suspiro que não deixou Inês completar a frase; preocupado, chamou o enfermeiro, num pedido de auxílio urgente.

…Inês dava o seu último suspiro que deve ter ecoado, suave e docemente, no coração de Pedro…que ainda sorria….

Sansão Coelho


 2021,março,17

 

 Siga este blog em: oblogdosansao.blogspot.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA