100 ANOS DO PCP. SEDE EM COIMBRA NA RUA DO POETA-OPERÁRIO.

 


                                                                            



      100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS




 EM COIMBRA A SEDE É NA RUA DO POETA-OPERÁRIO, ADELINO VEIGA


Na passada segunda-feira “bati à porta” do DR. FRANCISCO QUEIRÓS para nos ajudar a recordar os edifícios que em COIMBRA estiveram ligados ao PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS que completa 100 ANOS DE EXISTÊNCIA FORMAL (06março2021). Na nossa cidade, após o 25 de ABRIL, por ação e dinamismo do DR. ALBERTO VILAÇA (insigne advogado e intelectual, autor de vários livros dedicados a Coimbra, colaborador da Vértice e da Via Latina) o PCP instalou-se na Rua da Sofia ocupando, se a memória não nos falha, dois pisos com uma extensão razoável que ofereciam boas condições de reunião e trabalho e até para as conferências de imprensa e lá estivemos em várias. Nos anos 80 o PCP teve igualmente instalações na António de Vasconcelos e a 30 de abril de 2011 com a presença de JERÓNIMO DE SOUSA instalou-se na rua Adelino Veiga (operário-poeta). Observa-se que fiel à sua ligação fundacional ao operariado o PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS, também em Coimbra, até ao nível das instalações, esteve sempre perto dos trabalhadores.

O Centenário é uma efeméride a merecer palavras especiais e a evocarmos que após a 1ª Guerra Mundial o aumento do custo de vida e o desemprego levaram os trabalhadores a lutarem por melhores condições tendo-se assistido a um movimento grevista para alcançar esses objetivos. Após 1920, nas sedes de vários sindicatos, há importantes reuniões que contribuíram para uma clara evolução do movimento operário e a 6 de março de 1921 na sede da Associação dos Empregados de Escritório em Lisboa é eleita a primeira direção do PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS dando voz a um sindicalismo revolucionário e aglutinação dos seus militantes. Esta é a data que marca a fundação do PCP.

Este aniversariante partido tem tido em Portugal um papel importante como equilibrador entre várias forças, pautando-se por uma entrega permanente na defesa da classe operária, dos trabalhadores em geral e das pequenas e médias empresas. Sempre com uma verticalidade e honradez marcantes devemos ao PCP muitas conquistas de sentido progressista e, nos últimos tempos, mais uma vez ao lado do Governo, quando necessário, o PCP tem evitado que forças extremas de direita prejudiquem o país.

Importa evocar a luta do PCP (é o partido mais antigo no nosso país com atividade regular) durante os 47 anos em que esteve na clandestinidade durante o Estado Novo, aglutinando democratas de várias sensibilidade e até católicos progressistas: alguns vieram a sofrer os horrores da prisão e da tortura. 

No dealbar do 25 de Abril vários conimbricenses destacados, do comércio à intelectualidade, estavam na mira da polícia política do Antigo Regime e foi a Revolução dos Cravos que obviamente os livrou de mais um ato hediondo.

Saudamos todos aqueles que ao longo de 100 anos constituíram e constituem o PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS.

Atualmente o PCP tem JERÓNIMO DE SOUSA como Secretário Geral e estiveram com idêntico desempenho: JOSÉ CARLOS RATES (23-25), BENTO GONÇALVES (29-42), ÁLVARO CUNHAL (61-92) e CARLOS CARVALHAS (92-2004)

(Foto de JERÓNIMO DE SOUSA retirada do site do PCP)

2021março.05

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA