JORNAL "O DESPERTAR" DE COIMBRA COMPLETA 104 ANOS - É UM HISTÓRICO
J - JORNAL O DESPERTAR
PARABÉNS A UM JORNAL HISTÓRICO
104 ANOS DO JORNAL CONIMBRICENSE
"O DESPERTAR"
Assinalamos hoje, 2 de março, os 104 anos de existência do jornal conimbricense O DESPERTAR. Jornal republicano nasceu ali pela zona do Pátio da Inquisição a piscar um olho à Coimbra universitária - até com alguma excessiva reverência -, mas a ser a efetiva tribuna “tu-cá-tu-lá” do operariado e sindicalismo conimbricenses desde os tempos difíceis dos anos pós-implantação da República. O DESPERTAR é o único na cidade que está balizado por duas grandes pandemias. Nos seus primeiros anos socorreu muita gente com dificuldades (e foi um tempo tenebroso) foi humilíssimo ao serviço da cidade e da região, sempre ao serviço dos que sofrem, vivendo quase sempre e também com enormes dificuldades, mas com uma compreensão dos conimbricenses que o assinavam, liam e apoiavam porque era um verdadeiro e fraterno amigo com o qual sempre puderam contar. A pobreza aqui sempre se repartiu e se houve momentos de alguma folga financeira nunca foi suficiente para O DESPERTAR calçar sapatos de verniz e vestir smoking mesmo quando alguns dos seus cronistas eméritos assim se vestiram, por necessário, para protocolares cerimónias em que eram distinguidos.
Num tempo mais recente, O DESPERTAR, mergulhado nesta crise indómita dos média, optou por deixar cair a referência ao seu cunho matricial de republicano (não esqueceremos) abraçou em afetos as freguesias e assumiu-se mais referencialmente como O DESPERTAR DE COIMBRA. Concordo com esta “redundante” afirmação de ser de Coimbra porque há mais “despertar” por aí. CLARIFICA. Vetustez é algo que este jornal que já foi tri e bissemanário pode continuar a repartir. Do que lhe conheço, há mais de meio século em que nele tenho o privilégio de algo articular, O DESPERTAR, pese embora algumas mudanças compreensíveis, mantém HONRADEZ, VERTICALIDADE, ISENÇÃO, RIGOR, UMA DOSE TREMENDA DE COIMBRISMO ATÉ AO TUTANO e trata os leitores com um carinho tal que estes cada vez são mais e trazem novos leitores num exercício natural de renovação. Pegam de estaca. Só falta a O DESPERTAR vir acompanhado de música em cada edição.
E para hoje cantemos os PARABÉNS A VOCÊ, neste caso ao DESPERTAR, enviando um grande abraço ao DR.LINO VINHAL e FILHA, ambos obreiros da manutenção desta prestigiada publicação; aos FILHOS do sempiterno e saudoso DR. FAUSTO CORREIA, igualmente à DIRETORA, DRª ZILDA MONTEIRO, uma grande Senhora - uma jovem mulher de armas - que leva quase ao colo em cada semana este vetusto jornal; aos seus paginadores, designers, colaboradores a todos os níveis um abraço também especial porque são indispensáveis e o grande suporte de cada edição. AOS LEITORES, ASSINANTES e ANUNCIANTES um abraço glorioso porque fazem parte de ALGO que tem uma mística ESPECIAL SEMPRE AO SERVIÇO DE COIMBRA E DA REGIÃO. Este jornal merece ser dobrado e metido no bolso interior junto ao coração porque é bonito sentir o pulsar do CORAÇÃO DE COIMBRA.
PARABÉNS A TODOS SEM EXCECÇÃO QUE DÃO VIDA A UM JORNAL QUE JÁ VIVE HÁ 104 ANOS - É OBRA. UMA BELÍSSIMA OBRA.
SC
2021,MARÇO,02
ACOMPANHE ESTE BLOGUE ENTRANDO EM:
OBLOGDOSANSAO.BLOGSPOT.COM
Comentários
Enviar um comentário