"PARTIU" O JORNALISTA SOARES REBELO





MEU AMIGO SOARES REBELO;


     Encontrámo-nos em  LUANDA, início dos anos 70, em concreto em 1972, no mundo em efervescência  e em ascendente dos jornais com o JOSÉ ROCHA DINIS a juntar-se ao grupo. Não trabalhámos em conjunto em terras de ANGOLA na Comunicação Social. Tivemos, no entanto, alguns convívios que matavam as saudades da Metrópole em especial da nossa Coimbra e Região Centro. O SOARES REBELO era da zona de Viseu (Tondela), estava no jornal COMÉRCIO DE ANGOLA. O ROCHA DINIS era de Mira e editor e diretor de um semanário no norte de Angola;  eu assumia-me, pela rádio, além de "coimbrinha", como um produto do Baixo Mondego: malta entre a serra e o mar de coração grande - digo-o hoje em relação aos dois companheiros visados, ambos, também, antigos futebolistas.

     Regressado a este extremo da Europa o SOARES REBELO deu vida à delegação de Coimbra do DIÁRIO DE NOTÍCIAS e ao consagradíssimo e irrequieto JORNAL DO FUNDÃO. Recordo-me bem de o ler no tempo da "Outra Senhora"!!! - este jornal fundanense era então  uma "pedrada no charco" e uma referência ao nível da província ou do Portugal Profundo, como hoje se diz. O SOARES REBELO foi revivificá-lo, honra lhe seja prestada, tal como glória merecem os grandes fundadores e obreiros-continuadores do JORNAL DO FUNDÃO.

     Em Coimbra voltámos a ver-nos com alguma distância física que não profissional nem afetiva.

      O SOARES REBELO sempre primou por uma esmeradíssima educação e foi um cavalheiro no mundo dos jornais. Fundou o mensário que esteve na base do prestigiado DIÁRIO AS BEIRAS do qual veio a ser diretor executivo. Tal como, creio, a si se deve, total ou parcialmente, o sucesso da REVISTA C. Coisas lindas que o SOARES REBELO fez.

      O SOARES REBELO foi sempre e em simultâneo um inovador na imprensa e um salvador...da imprensa. Isto também o fez saltitar entre Coimbra, Lisboa e Fundão.

    Ultimamente, vimo-nos já com ar de reformados pela cosmopolita FIGUEIRA DA FOZ, a qual, afinal, aqui ao lado, nos concede um merecido repouso e suave tranquilidade após a stressante vida no  meio dos média.

     O meu Amigo surpreendeu-me  com a sua "partida" no passado dia 17. Julgo que partiu cedo demais em relação a um maior por justificado descanso que devia ter usufruído ou por ainda ser necessário para SALVAR UM OU MAIS JORNAIS dos que definham entre prolixas redes sociais e as falsas notícias: o nosso setor está em convulsão, confusão e falta de definição.

     Há uma notícia que eu gostava muito que fosse falsa: a da sua partida, meu caro SOARES REBELO, mas não é: confirmam-na os vários jornais da região e do país, a Lusa e muitos dos seus e nossos amigos.

    Vou dizer para Macau ao JOSÉ ROCHA DINIS que um dia destes voltaremos a encontrar-nos, não em LUANDA, mas num espaço etéreo qualquer...porque qualquer sítio é bom para a "Malta dos Jornais" acamaradar.

    Seu,

    Sansão Coelho


Esta foto foi retirada do Facebook da página do meu querido amigo mirense, conimbricense, macaense, JOSÉ ROCHA DINIS, a confraternizar com SOARES REBELO (amigos de longa data) à direita do Rocha Dinis; o LUÍS CARREGÃ está à esquerda do Zé e mais ao lado o José Henrique. MALTA DOS JORNAIS. GENTE DO ALTO. BONS AMIGOS.


2021,fevereiro,19

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA