É URGENTE APOIAR O FUTEBOL DA ACADÉMICA


 A - ACADÉMICA


A-CA-DÉ-MI-CA


É URGENTE APOIAR A "BRIOSA"


É para mim surpreendente a posição que A BRIOSA está a ocupar nesta fase inicial da SEGUNDA LIGA DE FUTEBOL. Tenho de felicitar o treinador RUI BORGES que já vinha a admirar há algum tempo e o coletivo dos “capas negras” no qual pontificam jogadores que são de facto talentosos. Mas, além de talentosos, deteta-se nestes futebolistas da atual ACADÉMICA uma postura de entrega, de luta quase hercúlea para não sofrerem golos e para os conseguirem marcar. Estes jogadores são…efetivamente BRIOSOS e é esta qualidade (o BRIO) que durante décadas fez da Académica um dos mais importantes EMBLEMAS do FUTEBOL PORTUGUÊS admirado nacional e internacionalmente e com adeptos espalhados pelo país e por recantos do globo onde se aprecia o futebol com técnica, talento e vigor. Acresce que o FUTEBOL da ASSOCIAÇÂO ACADÉMICA DE COIMBRA foi e continua a ser um grande representante de Coimbra, da sua Universidade, dos seus Estudantes nos mais diversos estabelecimentos de ensino, mas transformou-se num fenómeno de marketing e, na atualidade, muitos estudantes de outros pontos do país identificam-se com a ACADÉMICA  porque esta é também um símbolo de juventude e foi durante anos constituída por jogadores-estudantes que estiveram um pouco longe da imagem de “profissionais de futebol a cem-por-cento”.

Hoje, contudo, a vivência é diferente, a quantidade e exigência dos treinos não deixa muito tempo livre para o estudo e para outras atividades, mas, apesar disso, ainda há casos de atletas que aproveitam estar em Coimbra para prosseguirem os seus estudos ou até obterem algumas especializações académicas. A Académica dos “estudantes- a cem-por-cento”, Rui Cunha, do professor Bentes, dos advogados Marques, Gervásio e Belo, dos médicos irmãos Vítor e Mário Campos, do Manuel António, do Professor João Malo, não foi a Briosa, a papel químico, do Tony, do Artur, do Dimas e de outros como estes três exemplos que abraçaram o profissionalismo no futebol por inteiro. Seja qual for a situação, envergar a camisola negra da BRIOSA tem sido, de uma forma generalizada, uma mais-valia para os atletas, mais social do que financeira no imediato. 

Pela ACADÉMICA passaram dos mais consagrados futebolistas portugueses e essa faceta quase LABORATORIAL de PRESTÍGIO que a BRIOSA empresta a quem por ela passa tem um valor incalculável. É certo que também já houve fases difíceis na vida da BRIOSA e para que essas não se repitam a CIDADE e o PAÍS, aos mais diversos níveis, têm obrigação de apoiar o FUTEBOL PROFISSIONAL DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA. Os atuais jogadores, a equipa técnica e os atuais corpos dirigentes merecem que COIMBRA e o PAÍS acordem para prestar um efetivo apoio afetivo e financeiro à BRIOSA. 

A ACADÉMICA/OAF e creio que toda a ASSOCIACÃO ACADÉMICA DE COIMBRA no seu todo, precisa de um forte APOIO.

Seria muito giro ver muitas crianças e jovens andarem pela rua vestidos com a camisola da Briosa e ainda mais giro seria  que a ACADÉMICA não perdesse qualquer jogo até ao final da temporada e voltasse à PRIMEIRA LIGA e AOS PALCOS EUROPEUS DE FUTEBOL na próxima temporada para se ouvir de norte a sul, nos estádios portugueses, aquele grito másculo e grandiloquente do Senhor Borges da Leitaria Académica e do saudoso Senhor Serafim, recordam-se? A-CA-DÉ-MI-CA!

E concordam?

Acompanhe: oblogdosansao.blogspot.com


2020,Dezembro,22

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DOCE ACOLHIMENTO DAS ALHADAS ÀS SERENATAS DO MONDEGO. NOITE "DOCE" COMO O BOLO LOCAL.

DEZ DE AGOSTO, A TEIMOSA, TEM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS para o biénio 2024 2025

AGUSTINA VIAJA PARA A TERCEIRA COM A COLEÇÃO DE LUÍS ABEL FERREIRA